Fióti e Heineken criam movimento contra ressaca
O Grupo Heineken no Brasil se uniu à gravadora Laboratório Fantasma, do compositor Fióti, para desenvolver a canção “Quero te ver bem amanhã”, uma composição do artista com o Rael.
A faixa conta também com participação especial da cantora Marissol Mwaba e aborda a importância de levar a vida com equilíbrio, principalmente em relação ao consumo de álcool.
A música marca o lançamento do Day After Project, nova plataforma de consumo responsável da cervejaria, que chega para desafiar a forma como a indústria de bebidas aborda o consumo exagerado de álcool.
A iniciativa propõe ir além do discurso de conscientização, chegando à promoção de mudanças reais de comportamentos nocivos. “O desequilíbrio em relação ao consumo de álcool é uma realidade e nós, enquanto uma das maiores cervejarias do país, reconhecemos nossa responsabilidade e atuamos diretamente nessa questão indo além de campanhas pontuais”, comenta Mauro Homem, diretor de comunicação corporativa do Grupo Heineken no Brasil.
O Day After Project nasceu a partir dos aprendizados de experiências com jovens de 18 a 24 anos, um dos grupos mais impactados pelo consumo exagerado esporádico de álcool – de acordo com a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde (2019) – em um projeto piloto chamado WeLab by Heineken, somado a conversas com profissionais de saúde e especialistas do setor.
“Ficou claro que para equilibrar a relação com o álcool, precisaríamos apoiar os jovens também no desafio de equilibrar a relação com a vida. Assim, definimos o conhecimento como o fio condutor da nossa estratégia, acreditando que o autoconhecimento e o entendimento que cada um tem de seus limites e dos gatilhos levados ao copo de forma automática e inconsciente são o caminho para a mudança”, explica o executivo.
A parceria com os artistas para o lançamento da música foi uma das formas que a cervejaria identificou para iniciar esse diálogo. Além da Laboratório Fantasma, a música teve participação da Moa Filmes para a gravação do clipe, que contou com os jovens participantes do WeLab como personagens.
O projeto foi co-criado com a agência Edelman, responsável pela parceria com a gravadora e produtora, além da identidade visual da música. “Por meio de vozes como Fióti e Rael, que se conectam com diferentes públicos, principalmente o jovem, queremos levar a conversa para a ocasião de consumo de forma leve e divertida, e fazendo com que as pessoas pensem naturalmente sobre o tema, sem mensagens impessoais ou impositivas”, reforça Mauro.
“Eu perdi o meu pai como consequência do alcoolismo e o Rael também presenciou isso na família dele, por isso achamos tão importante falar sobre esse assunto sem ser apenas um ‘puxão de orelha’, mas fazendo um convite à reflexão. E a música é uma forma de expressão que tem o poder de se conectar com as pessoas profundamente, permitindo levar essa discussão para os jovens de maneira inteligente e convidativa”, afirma Fióti, compositor e cantor da música “Quero te ver bem amanhã”.
Em sua campanha de lançamento, o Day After Project mira impactar o público no ambiente digital por meio das redes sociais tradicionais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube, além dos canais de streaming de música Deezer e Spotify.
A plataforma contou a participação de três agências em sua construção: a agência Edelman, que também participou da concepção do Day After Project, é a responsável pelas ações de Relações Públicas e relacionamento com influenciadores; já a Crane lidera a campanha e conteúdos nos canais digitais, além de ter criado a identidade visual da plataforma; e Maker Brands, que gerenciou e executou o WeLab by Heineken, e conduziu os jovens participantes da experiência para a gravação do clipe da música “Quero te ver bem amanhã”.
Apesar do foco no público jovem, o grupo acredita que é preciso trazer outros agentes de mudança e formadores de opinião para o centro da conversa. Assim, o Day After Project chega como um convite à reflexão para toda a sociedade, incluindo seus colaboradores, consumidores e especialistas.
“Nosso projeto de um dia seguinte com mais equilíbrio e sem ressaca ganhará cada vez mais relevância dentro e fora da Heineken. A partir de agora, também traremos a voz dos nossos 13 mil colaboradores e a força das nossas marcas, que nos ajudarão a levar essa mensagem aos quatro cantos do país”, conclui o executivo.