Na verdade são 26 anos, se contados desde o início da operação em um espaço de aproximadamente 80 metros quadrados e com telefone emprestado de um vizinho, em São Paulo. Mas o empresário Eduardo Fischer quis comemorar o Jubileu de Prata atrasado para celebrar também o ano de 2006 que se prenunciava melhor do que os imediatamente anteriores, como as conquistas de contas importantes como Pernod Ricard (Domecq, Mumm e Jameson) e Femsa (Kaiser, Sol e Heineken), por exemplo. Para celebrar a data, Fischer escolheu a Sala São Paulo, um dos templos da música erudita da capital paulista, com concerto regido pelo maestro João Carlos Martins, pianista que encantou o mundo interpretando o repertório de Johann Sebastian Bach registrados em 21 álbuns. Martins é considerado o melhor intérprete de Bach e o único a gravar sua obra integral. O pianista teve sua carreira encerrada há seis anos após acidente na mão direita jogando futebol. Antes de optar pela carreira de regente, ainda emocionou o mundo com um concerto no Carnigie Hall, em Nova York, usando apenas a mão esquerda. Ontem à noite, dia 22 de novembro, Martins regeu a Bachiana Filarmônica, orquestra fundada por ele em 2004, interpretando a 9ª Sinfonia de Beethoven. Na verdade, comandar orquestra e coral, foi mais um desafio para Martins. Em conversa com Fischer, disse que seria impossível reger a 9ª por causa dos problemas na mão o que lhe impediria de virar as páginas da partitura. “Vai ser impossível decorar essa sinfonia”, disse Martins a Fischer. Fischer incentivou e Martins demorou quase um ano para memorizar todas as nuances do célebre concerto de Beethoven. Se conseguisse, seria o presente que daria ao mercado para festejar os 25 anos da Fischer América. Martins procurou Fischer e disse: “estou pronto”. Fischer não se lembrava mais do desafio e ignorou por instantes o que Martins lhe falara. Após um almoço, Fischer resolveu cumprir o acordo. “Assim como o Martins, a história da Fischer América mistura desafios e muita superação”, sintetizou Fischer. O resultado foi um espetáculo memorável de Martins à frente da Bachiana Filarmônica reforçada de tenores, sopranos e coral. Após o concerto, Fischer comandou coquetel que contou com a presença de clientes e autoridades como Henrique Meirelles, presidente do Banco Central. Um livro foi entregue aos convidados na saída. Ele narra os 25 anos da Fischer América. “São mais de 150 mil jobs e 300 cases”, enumerou Fischer, responsável por trabalhos como as campanhas “Número 1”, para a Brahma Chopp, “Baby”, para a Telesp Celular, e “Experimenta” que lançou a cerveja Nova Schin. “Durante todos esses anos, nos esforçamos para estar por trás de inúmeras estratégias desenvolvidas para grandes êxitos alcançados no mercado brasileiro, ajudando nossos clientes a obter resultados duradouros, melhores e mais eficazes. Essa tem sido a nossa filosofia de trabalho: estarmos sempre comprometidos com o sucessos dos clientes”, escreveu Fischer na apresentação do livro “Compromisso com o sucesso”.
Paulo Macedo