Le Monde Diplomatique Brasil, edição brasileira do mensário  francês, faz sua primeira ação de comunicação no Brasil, assinada pela Fischer América. Publicado  na  França  desde 1954 e lançado em edição brasileira em 2007, o tablóide  veicula  análises  e  debates  sobre  temas  econômicos, sociais, políticos,  culturais  e  filosóficos,  de âmbito nacional e internacional.

A  publicação  ficou  conhecida internacionalmente pela defesa da “cidadania planetária”, cuja idéia é a de que os cidadãos têm direito a conhecer, transformar e influir no destino do mundo em que vivem.

Para apresentar  esse  posicionamento,  que se traduz no conceito “Um novo olhar  sobre  o  mundo,  um  novo olhar sobre o Brasil”, a Fischer criou um filme de 45 segundos adaptando um texto político da época da Segunda Guerra Mundial para os dias de hoje.

Batizado  de  “Indiferença”,  o  comercial estréia em TV aberta e fechada a partir  da  semana que vem.  Ele foi produzido com imagens de  animação  e  é  baseado  em  um poema, muitas vezes atribuído a Bertold Brecht,  mas  de  real  autoria do padre Arthur Niemuller, que fala sobre a passividade com que vemos as coisas acontecerem à nossa frente sem fazermos nada, até ser tarde demais. No caso, ele se referia à ascensão do Nazismo.

Junto  com  a narração do locutor aparecem imagens animadas dos personagens em  questão,  em  ambiente  atual,  caracterizado  por geleiras derretendo, queimadas  e fumaça industrial.  Termina com uma onda gigante que engole um homem e entra  a  assinatura: “Somos todos partes de um único planeta. Le Monde Diplomatique.”

A  criação  é  de  Flávio  Ferri,  Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi. Os dois últimos  assinam também a direção de criação, ao lado de Flávio Casarotti e Pedro Cappeletti.