A Fischer América criou para seu cliente Ação Comunitária uma peça para uso na internet que propõe a reciprocidade como meio de sensibilizar pessoas a colaborar para uma boa causa: a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens carentes da periferia de São Paulo por meio da educação.
A peça publicitária se apresenta como um banner, em que se lê: “Computadores ajudam no aprendizado da criança? Veja aqui”, que pode ser vista no link www.bginterativa.com.br/pecas/acomunitaria01.htm. Ao acessar, o internauta encontra a imagem de um garoto carente, simpático e sorridente. “Tecle uma letra e veja como uma criança
da Ação Comunitária aprende rápido”, propõe a peça. A cada comando do internauta, o garoto expressa uma reação diferente até que, ao final de uma pequena experiência de troca, surge a mensagem: “Se com algumas letras elas aprendem rápido, imagine com uma doação. Clique e ajude”. A partir daí o internauta é remetido para o site da Ação Comunitária, onde poderá conhecer todas as possibilidades de fazer uma doação à entidade em dinheiro, alimentos, equipamentos de informática ou material pedagógico, contribuindo para a manutenção de programas sociais e educacionais.
O trabalho foi realizado voluntariamente pela Fischer para veiculação, também em caráter voluntário, em sites e portais brasileiros. A criação é de Pedro Pletisch e Ricardo Baptista, com direção de Jader Rossetto e Flávio Casarotti.