A ANJ (Associação Nacional dos Jornais) comemora 30 anos no mês de agosto. Para celebrar a data, a Fischer+Fala! criou um anova campanha para a entidade. A comunicação explora a presença de duas pessoas em negociação espúria, observadas apenas por testemunhas sem voz, como um rato, um gato ou um cachorro. A assinatura estampada em todas as peças enfatiza: “ANJ. Há 30 anos lutando pelo que a sociedade tem de mais valioso: a liberdade de expressão”.

A comunicação valoriza todo o trabalho que a entidade tem realizado nos últimos 30 anos em defesa da liberdade de imprensa e a importância dos jornais em uma sociedade livre e democrática.

“A ANJ foi criada tendo como objetivo a defesa da liberdade de imprensa. Ao longo desses 30 anos, esta tem sido a grande luta da entidade. E a campanha criada pela Fischer+Fala! traduz o sentido do trabalho da ANJ e dos jornais, à medida em que mostra como a imprensa é fundamental para que a sociedade tenha acesso à informação, um direito do cidadão, acima de todos os interesses”, diz Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ.

O plano de mídia contempla anúncios em revistas e jornais, peças na internet, dois spots e um filme de 30 segundos.

No filme um homem está numa saleta reunido com outro homem. Um deles passa uma mala de dinheiro para outro. Um rato aparece discretamente. Instantes depois, entra o lettering: “Sem liberdade de imprensa, esta seria a única testemunha”.

A criação é de Rubens Kato, Luciana Cardoso e Leonardo Gonçalves, com direção de Flávio Casarotti, Pedro Cappeletti, Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi. A aprovação pelo cliente é de Ricardo Pedreira e Judith Britto.