Flamengo terá centro de treinamento patrocinado para novo time de e-Sports
O Flamengo quer levar toda a estrutura técnica já conhecida de seu time principal de futebol para os demais segmentos que atua, entre eles, o recém-lançado Mais Querido, seu time de esportes eletrônicos (e-Sports). O anúncio oficial da criação de duas equipes de League Of Legends foi feito nesta sexta-feira (6), no Rio de Janeiro.
Ao PROPMARK, Daniel Orlean, vice-presidente de marketing do clube, antecipou a novidade, dando mais detalhes de como funcionará o negócio. Depois dos times formados, tanto a equipe principal quanto a de base terão centro de treinamento próprio com direito a profissionais de saúde e área técnica, a exemplo do que já acontece no futebol. A inauguração do espaço acontece ainda neste ano e terá patrocínio de uma grande marca.
As seletivas para formar as equipes acontecem a partir de 10 de outubro, em todo o Brasil, e são abertas ao público, reforçando o DNA democrático do clube. “Todos os interessados podem participar. A iniciativa de seletiva aberta valoriza o que o clube acredita, nossos valores de cidadania, de ser um clube popular aberto em oportunidades”, destaca o executivo.
A estratégia para a entrada no segmento prevê a associação de marcas que já ativam o Flamengo. A Adidas, por exemplo, é quem assinará os uniformes do Mais Querido, que estreia oficialmente em janeiro de 2018, já disputando o Circuito Desafiante, divisão de acesso do Campeonato Brasileiro de League Of Legends (LOL). A Carabao, de energéticos, também fará algumas ativações, mas segundo Orlean, a ideia é estender as oportunidades de mídia para marcas que façam parte do universo de games, como empresas de tecnologia, por exemplo.
Flamengo quer levar mesma experiência do time de futebol para nova equipe de e-Sports
Com audiência crescente, principalmente entre o público jovem, o Brasil é o terceiro lugar no quesito, atrás apenas de Estados Unidos e China. A posição é atraente para anunciantes que desejam estabelecer um novo vínculo com o público. Pensando nisso, o Flamengo confirmou seu primeiro parceiro de conteúdo, a Twitch.TV., do grupo Amazon. Principal plataforma de vídeos sobre e-Sports do mundo, o site acumula mais de 800 milhões de horas de streaming consumidas só no Brasil em 2016.
“Cada vez mais estamos nos posicionando como uma marca multi. O anunciante bebe do tiro de canhão do futebol em TV aberta e fechada, mas por meio dos demais esportes, se comunica com novos públicos. No digital, acompanha o desempenho em tempo real, isso traz um novo valor”, destaca Orelan.
Outro fator que contribui para uma entrega mais 360 do clube é sua aposta de internacionalização. Com o digital, não há mais barreiras da torcida. “Os e-Sports têm teor internacional por natureza. Os fãs de qualquer lugar no mundo podem acompanhar as partidas e seus ídolos pela internet. Nossa ideia é montar um time competitivo, participar de campeonatos mundiais, ultrapassando todas as barreiras físicas”.