FluTV alcança a maior audiência ao vivo da história do YouTube
A final do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (8), foi histórica para o mercado de mídia esportiva. O jogo entre Flamengo x Fluminense no Maracanã se tornou a transmissão ao vivo mais vista da história do YouTube. Com transmissão exclusiva pelo canal do Fluminense, a FluTV, a live bateu mais de 3,5 milhões de views simultâneos, superando o recorde global anterior da cantora Marília Mendonça (3,3 milhões).
Apesar de ter perdido nos pênaltis para o Fluminense e não ter transmitido a partida na FlaTV, nem tudo se resumiu a perdas para o Flamengo. O rubro-negro fez a transmissão apenas do áudio do jogo, mas ainda assim somou quase um milhão de torcedores fiéis. Também somou novas inscrições em seu canal no YouTube, totalizando 4,93 milhões de inscritos, passando o Liverpool (4,83 milhões) se tornando o terceiro maior clube do mundo na plataforma, atrás apenas Real Madrid (5,79 milhões) e Barcelona (9,6 milhões).
Os números superlativos da final poderão servir como atrativos dos clubes e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), que a partir do ano que vem, terão de negociar os direitos de transmissão do torneio com novos players. Desde o retorno do campeonato após a interrupção devido a pandemia da Covid-19, em 18 de junho, houve uma série de disputas judiciais envolvendo a Globo, Flamengo e a Ferj a respeito dos atuais contratos com a emissora versus a nova Medida Provisória 984 criada pelo presidente Jair Bolsonaro, que mudou a Lei Pelé e a forma como os times podem negociar seus direitos de transmissão.
O imbróglio chegou ao ponto de a Globo decidir rescindir o contrato que valia até 2024 com 11 dos 12 clubes e com a Ferj, abrindo espaço para que cada time negocie por conta própria a transmissão de seus jogos. Até poucas horas antes da partida final do torneio, nesta quarta-feira (8), Flamengo e Fluminense aguardavam resultado da liminar que dava o direito compartilhado a ambos clubes para a transmissão. O Fluminense levou a melhor e transmitiu o jogo com exclusividade.
Com patrocínio da Brahma, Tim e Umbro, o jogo contou com ações de merchandising, product placement e lançamentos de produtos. A fabricante esportiva, por exemplo, aproveitou a final para o lançamento da chuteira Umbro Velocita 5.