F/Nazca é Agência do Ano da ABP pela sexta vez consecutiva

A F/Nazca foi mais uma vez a grande vencedora do Festival Brasileiro de Publicidade, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). A agência ganhou o prêmio de Agência do Ano pela sexta vez consecutiva na premiação. Em uma festa realizada na noite desta quinta-feira (13) no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, foram revelados os Grandes Prêmios e entregues as Lâmpadas de Ouro.

A agência comandada por Fabio Fernandes arrebatou nada menos que 11 Lâmpadas de Ouro, 16 de Prata e 16 de Bronze. Levou ainda o Grande Prêmio da Categoria Filme, conquistado com o comercial “Código Redondo”, produzido pela Margarida Filmes e Filmes para a Skol. No ranking das agências mais premiadas nesta edição do Festival, logo em seguida vieram AlmapBBDO e NBS. Além de nove ouros, a Almap conquistou o GP de Rádio, com “Lado direito, lado esquerdo” para Gol Linhas Aéreas. A produção é da A Voz do Brasil.

Na categoria Mídia Impressa o GP foi para a Loducca. A peça premiada foi “Coma este anúncio”, criada para MTV. Já o Grande Prêmio de Mídia Exterior ficou com a Fischer América por “Cabos”, criada para a Panasonic. O GP de Mobiliário Urbano ficou com “Planta”, da Artplan para Banco do Brasil. Na categoria Internet – pela primeira vez julgada pelo festival – o GP foi concedido para a peça “Invisible Dry”, criada pela Ogilvy & Mather para Dove.

A ABP prestigiou ainda a Produtora Associados como Produtora de Filme, por ter obtido o melhor desempenho na premiação. Já a Tesis arrematou o título de Produtora de Som do Ano, também pelo resultado geral nesta edição. O cálculo é feito com a soma de pontos de peças incluídas no shortlist e premiadas com Lâmpadas de Ouro, Prata e Bronze, além do Grand Prix.  A premiação indicou ainda a Agência Regional do Ano, a grande vencedora foi a Opus Múltipla.

Como é tradição na ABP, os delegados elegeram também os melhores trabalhos. Segundo o voto popular, o Filme do Ano foi “Vota Brasil”, da W/Brasil para o TSE. Já o melhor trabalho em Mídia Impressa foi o mesmo que agradou ao júri: “Coma este anúncio”, da Loducca para MTV. Em Mídia Exterior, os estudantes consideraram “Esponja”, da F/Nazca, para SOS Mata Atlântica como a melhor peça. Novamente fazendo coro com os jurados, a Artplan levou o prêmio delegados em Mobiliário Urbano por “Planta”, criado para o Banco do Brasil.

Segundo Cyd Alvarez, presidente da ABP, a premiação deste ano destacou-se pelo alto nível dos trabalhos. “O sarrafo subiu. Tanto em números de inscrições, já que tivemos mais de 2,4 mil trabalhos disputando prêmios, quanto na qualidade do que estava competindo”, comentou. A festa de encerramento contou ainda com uma apresentação dos resultados do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, feita por Dalton Pastore, presidente da Abap.

Ainda na mesma noite, a ABP entregou uma super lâmpada, “um prêmio mais que especial”, informou o presidente da entidade. O homenageado foi Jairo Carneiro, vice-presidente da ABP, que trabalhou ativamente pela entidade nos últimos anos.

Teresa Levin

Leia também:
Fabio Fernandes: “No Brasil, só a F/Nazca é hexa”