Focada em efetividade na internet, Zanox chega ao Brasil
Depois de mais de sete anos de prospecções, criação de base de parceiros e atuação tímida e remota, a Zanox, rede europeia de publicidade baseada em marketing de performance e resultados, inaugura sua operação no Brasil. A empresa, que traz como conceito e assinatura o mote “Straigth to performance”, quer se fixar no mercado local baseada em valores como transparência, tecnologia e, principalmente, efetividade. “Algumas pessoas tem visões diferentes sobre performance. Há quem se baseie no CPM (Custo Por Mil, baseado em impressões), outros no CPC (Custo Por Clique). Nós preferimos o CPA, o Custo Por Ação, ou Custo Por Aquisição. Ou seja, só é válido quando a venda é realizada, ou alguma outra ação concreta, como a realização de um test-drive, para a indústria automotiva, ou a abertura de uma conta em ações para bancos”, ressaltou Philipp Justus, ceo global da Zanox – que veio ao país para receber parceiros, clientes e prospects com a inauguração do escritório brasileiro.
A empresa se baseia na parceria entre publishers e anunciantes. Com uma base iniciada em 2005 e hoje formada por cerca de 10 mil portais, sites e blogs, desde o Google a pequenas páginas pessoais, a Zanox oferece um plano de exploração de espaços comerciais de acordo com a necessidade das marcas. O diferencial, segundo seus executivos, é deixar todo o processo claro, visível e controlável para seus parceiros. “Compartilhamos transparência com os anunciantes e com os publishers. Com a nossa plataforma, eles conseguem ver onde estão suas mensagens, quais estão dando resultados, quantos cliques acontecem, quais são as métricas. Tudo é visível, ao contrário do que vemos em outras empresas que oferecem serviços semelhantes”, destacou Chechu Lasheras, diretor regional para Espanha e América Latina.
Potencial brasileiro
O escritório brasileiro, que conta atualmente com 10 pessoas, tem como líderes o diretor geral Rodrigo Genoveze e os diretores de vendas Pettersom Paiva e Patricia Mathó. De acordo com Genoveze, que atuava na filial espanhola desde 2007, a chegada ao Brasil se deu por uma demanda de oportunidades e também pelo pedido de clientes globais. “Em 2005, passamos a procurar afiliados, sites e blogs parceiros, trabalhando remotamente, até que no fim de 2011 preparamos o lançamento da nossa operação no país, já que muitos de nossos clientes europeus nos procuraram interessados em atuar conosco por aqui, além da força e do crescimento do mercado brasileiro. Percebemos que já não era mais interessante e nem viável estar fora do Brasil”, analisou. Globalmente, a Zanox atende a clientes como Amazon, Apple, C&A, Dell, Fnac e Virgin, tendo no Brasil, até o momento, Groupon, Dafiti e TAM como alguns de seus principais clientes.
A empresa está presente em 12 cidades, sendo 10 na Europa. Os únicos escritórios fora do continente são os de Baltimore, nos Estados Unidos, e agora o de São Paulo, que deve ganhar relevância significativa em curto prazo, de acordo com Genoveze. “Nossa aposta é crescer e explorar um mercado que está amadurecendo muito rápido, que é o de marketing de performance. Esperamos que, até 2013, o Brasil esteja no ‘Top 3’ entre todos os mercados em que atuamos”, ressaltou, sem estimativas financeiras. Em 2011, a Zanox alcançou faturamento anual global de € 400 milhões, aproximadamente R$ 1 bilhão.