Focar apenas em publicidade de desempenho pode reduzir receitas, aponta pesquisa da WARC
Dados são do levantamento 'The Multiplier Effect - um guia para CMOs sobre construção de marca na era do desempenho’
Em parceria com Analytic Partners, BERA.ai, Prophet e System1, a WARC apresentou o ‘The Multiplier Effect - um guia para CMOs sobre construção de marca na era do desempenho’.
O estudo busca trazer insights para as empresas planejarem seus investimentos e estratégias de marketing evitando a perda de receitas e lucros significativos.
A pesquisa aponta que mudar de uma abordagem apenas de desempenho para uma abordagem mista aumenta em 90% o ROI (Retorno sobre Investimento).
A publicidade de desempenho promete retornos imediatos e otimização contínua. No entanto, um outro destaque do guia traz um alerta: o foco exclusivo em publicidade de desempenho reduz o ROI em média 40%.
Segundo os especialistas, estratégias isoladas enfraquecem os resultados e limitam o potencial de crescimento.
Confira mais alguns dados apresentados pela pesquisa ‘The multiplier effect’:
- Investir excessivamente em publicidade de desempenho reduz o ROI total da receita em média 40%;
- Mudar de uma abordagem apenas de desempenho para uma abordagem mista aumenta o ROI total da receita em média 90%;
- Os CMOs devem alocar pelo menos 30%, mas geralmente entre 40% e 60%, do orçamento para a construção de marca;
O guia também traz algumas recomendações aos CMO’s, como a necessidade de alocar de 40% a 60% do orçamento publicitário para a construção de marca, e integrar marca e desempenho em campanhas unificadas.