“Foco deve ser no presente, não no futuro”

 

Muito tem se discutido sobre o futuro da propaganda desde o surgimento das chamadas novas mídias. Frequentemente apresentado como um desafio a ser superado, o atual cenário e seus desdobramentos foram discutidos durante a 26ª edição do Fórum de Debates promovido pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) na manhã desta quinta-feira (21), na sede da ESPM, na capital paulista. Para Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO, no entanto, a ansiedade sobre o futuro do mercado supera, de maneira errônea, a preocupação com o presente.

“A ideia tradicional de ‘pegar o bonde’ dos acontecimentos e rapidamente reagir a eles vai na contramão dos bons resultados, porque o tal bonde virou um trem bala. O futuro está longe, vale lembrar. O presente é mais desafiador”, declarou Serpa ao citar exemplos como o Orkut e o Second Life (ambiente virtual que possibilitava a simulação do cotidiano real e dos relacionamentos), que causaram enorme entusiasmo e hoje são obsoletos. “Muitas empresas nos procuraram para entrar no Second Life. O motivo era simples: todo mundo estava falando daquilo”.

A declaração serve como dica aos atuais profissionais do mercado, tema que moveu o debate, do qual ainda participaram Luiz Lara, da Lew’LaraTBWA e presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), e Luiz Fernando Vieira, sócio e vice-presidente de mídia da Africa. O encontro contou ainda com a presença do presidente da APP, Ênio Vergeiro, e de Renato Pereira, diretor executivo de relações com o mercado da Rede Globo e membro da diretoria da APP, que foi o mediador. “O bom profissional é o curioso, aquele que não se prende ao briefing no papel”, salientou Lara sobre o assunto.

A integração entre as áreas também foi bastante destacada por todos os participantes. “O profissional de mídia é cada vez mais relevante, assim como a equipe de criação é peça-chave para o anunciante. Nos últimos anos, o atendimento foi um pouco relegado, mas é a partir das relações desenvolvidas por ele que se constrói o perfil do cliente. Muitos simplificam e afirmam que este profissional é um consultor. No entanto, embora ambos analisem o cenário, apenas o atendimento apresenta soluções”, disse Lara. “Eu diria que ele é o pivô do processo. Ele controla o jogo”, completou Serpa. Para esses profissionais foi criado o Grupo de Atendimento, com lançamento oficial programado para o dia 5 de março, em São Paulo. O órgão, que tem Marcelo Passos, da Africa, como presidente, e Márcio Oliveira, da Lew’Lara, como vice, foi apresentado ao público no evento (leia mais aqui).

A aliança entre os departamentos da agência acompanha os contornos desse novo e desejado profissional, um ser híbrido, que consegue transitar pelo universo multiplataforma com desenvoltura e conhecimento, colecionando funções de maneira natural. “Europa e Estados Unidos ainda optam pela segmentação. Por isso digo que as empresas brasileiras estão à frente”, afirmou Lara. O Fórum de Debates faz parte do calendário comemorativo dos 75 anos da APP, completos em 2013. A entidade também se prepara para o lançamento de um livro, em abril.