Foco no consumidor é tema de palestra da Apas 2009

Diferenciação de produto, gestão de cliente e soluções para o produto são as três dicas do professor de administração de empresas da Harvard Business School, Ranjay Gulati, para conseguir se destacar entre a concorrência. “É muito difícil ser diferente e exclusivo e, se sua empresa não consegue isso, vai competir apenas pelo preço”, disse. 

Gulati apresentou a palestra “Foco no Consumidor e Crescimento” nesta quarta-feira (19), na Apas 2009, que acontece de 18 a 21 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. Ele apresentou alguns cases de sucesso para exemplificar os três itens de diferenciação. “Muitas empresas olham o cliente com a lente do produto, mas não tentam entender o cliente, saber como ele usa o produto”, falou.

O professor usou como exemplo os pacotes de saladas pré-lavadas e picadas à venda nos Estados Unidos. “Como convencer o cliente a pagar quatro a cinco vezes o preço da salada in natura? Você resolveu um problema na vida das pessoas, por isso elas compram”, contou.

O evento, que leva o nome da entidade  organizadora, Associação Paulista de Supermercados, tem como tema neste ano “Pessoas para pessoas – Novas competências para servir o consumidor”. Além do Congresso de Gestão, que recebe diversos palestrantes, acontece simultaneamente a Feira Internacional de Negócios, a Rodada de Negócios, as Visitas Técnicas e a Arena do Conhecimento.

por Cristiane Marsola