Fogo de Chão investe em vale-presente
A rede de churrascarias Fogo de Chão lançou nesta terça-feira (14) o seu Gift Card, cartão que funciona como vale-presente dos restaurantes. O novo produto faz parte da estratégia da rede para ampliar sua atuação com clientes corporativos e atingir as metas de faturamento deste ano.
Para lançar o produto, a Fogo de Chão procurou a Vale Presente, empresa especializada no ramo, que viabiliza a compra do cartão pela internet. O comprador carrega o Gift Card com um valor que vai de R$ 103 a R$ 2 mil e pode personalizá-lo com fotos e mensagens para o presenteado antes de enviá-lo. Os vale-presentes também podem ser adquiridos nas próprias lojas da rede – neste caso, porém, podem ser usados somente na filial onde foram comprados.
Com o novo vale-presente, a Fogo de Chão busca ampliar sua atuação entre o público corporativo, oferecendo-o como uma opção aos empresários que têm como hábito gratificar seus funcionários, diz Jandir Dalberto, presidente de operações da rede. “No final do ano, as empresas se preocupam com o benefício que vão oferecer aos funcionários. Em vez de oferecerem a tradicional cesta, este ano podem mudar, dando o Gift Card. É para surpreender o funcionário. Estamos apostando mais neste aspecto que na função de brinde do dia a dia”, completa.
A estratégia da churrascaria para divulgar o novo produto é estar presente nos meios que fazem parte da vida desses executivos de alto nível. Por isso a campanha de divulgação do vale-presente, que é desenvolvida pela DPZ e deve começar a circular na segunda quinzena de maio, tem como foco revistas dos segmentos de business, de recursos humanos e de carreira.
Além da ação pontual, está programada uma campanha institucional que também começará a circular neste mês, com peças para revistas, jornais, rádio e internet. “Há uma campanha sobre a Fogo de Chão, mas com anúncios que trabalham alguns temas da casa, como os vinhos e as carnes, e a comunicação do Gift Card, que é a parte, voltada para empresas e diretores de recursos humanos. É uma comunicação diferente”, diz Rodrigo Picolo, gerente de marketing da rede.
Crescimento
O faturamento da rede aumentou 17% no ano passado em relação a 2012. A estimativa para este ano é um crescimento de 15%, e o Gift Card terá um papel fundamental para que a meta seja alcançada, segundo Dalberto. “Não está sendo um dos anos mais fáceis, então fomos atrás de um produto secundário, que vai agregar às nossas vendas. Esse produto é nossa aposta para chegar a esses 15%”, diz ele. Soma-se a esse esforço a abertura de outras três lojas nos Estados Unidos – em Nova York, em San Diego e em Rosemont –, o que dá continuidade aos planos da Fogo de Chão de inaugurar três churrascarias em território americano e uma no Brasil por ano. A abertura da unidade nacional em 2013, porém, ainda não foi acertada.