“Foi um ano com bastante evento”, diz diretora de marketing do Iguatemi S.A.

Renata Zitune explica as estratégias para atrair consumidores ao complexo - que tem 15 shopping centers e dois outlets

Sob a tagline ‘Somos o que vivemos’, a Iguatemi S.A., dona de shoppings icônicos como o Iguatemi São Paulo e o JK Iguatemi, alcançou R$ 4,9 bilhões em vendas totais no terceiro trimestre do ano, com aumento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2023.

A diretora de marketing e patrocínio da companhia, Renata Zitune, afirma que “o Iguatemi é um palco de experiência dos clientes”. Entre as estratégias para atrair consumidores ao complexo - que tem 15 shopping centers e dois outlets -, estão a vertical de entretenimento com projetos proprietários e o programa de relacionamento.

“Essa parte toda de fidelização do cliente é uma vertical bem estratégica para o Iguatemi e a gente entende ser bem importante para os  próximos anos. Quanto mais conhecermos os nossos clientes, mais a gente consegue customizar a experiência deles”, diz ela.

Quais são as novidades do Grupo Iguatemi?
2024 foi um ano que a gente teve bastante novidade na área de marketing. Fizemos a quarta edição do Iguatemi Collections, que é o nosso programa de selinhos, de fidelização para os clientes. Essa quarta campanha se mostrou ser um sucesso. Fizemos os colecionáveis de panelas no primeiro semestre e agora estamos com as taças. A gente vê o tamanho do aumento do engajamento de clientes na participação desse tipo de campanha. Além de promover uma fidelização gigante, também há um crescimento de tíquete médio e da recorrência de compra que o cliente faz nos nossos shoppings – segundo dados da Iguatemi S.A., houve crescimento de 42% de vendas identificadas. Na vertente de eventos, a gente gosta muito dos nossos projetos proprietários, que fazemos ao longo do ano. Temos o Iguatemi Talks Fashion, que é a maior conferência de moda da América Latina e chegou a sua oitava edição. A gente trouxe nomes como Beka Gvishiani (fundador do @stylenotcom); Sasha Meneghel, com a Mondepars; e Rayssa Leal, que fez um painel com a Louis Vuitton. É um evento que está se consolidando bastante. Essa foi a maior edição. Todos os ingressos sold out com painéis lotados. Vendemos mais de dois mil ingressos. É uma conferência que acontece em dois dias, sempre na vertente de moda, mas que fala de todos os pilares que a moda também conversa, como tecnologia e sustentabilidade. Na linha dos projetos-proprietários, o grupo teve um projeto bacana com ‘Barbie dreamhouse experience’, que começou no JK Iguatemi e agora estamos finalizando na praça de Porto Alegre. Também tivemos um projeto bem bacana no JK, o ‘Vozes do oceano’, focado em ESG para falar da não poluição dos mares. Foi em parceria com a família Schurmann. Além de outros proprietários. E temos os Natais, que são sempre superaguardados. Não só as decorações, que inauguramos nas últimas semanas em todos os shoppings, mas tem a chegada de Papai Noel, as paradas de Natal, que acontecem ao longo de dezembro. Foi um ano com bastante evento.

E teve lançamentos?
Tivemos o lançamento do nosso squad de influenciadores em março. Começamos a trabalhar com eles a partir de agosto, no Shopping Iguatemi e no JK. Tem grandes nomes, como João Guilherme, a própria Sasha e Malu Borges. É um squad bem legal, que acaba vivenciando várias experiências dentro dos shoppings. Para cada um deles, temos um tipo de estratégia desenhada, dentro do guarda-chuva da estratégia master do Iguatemi. Trabalhamos internamente e com a Index, que é a nossa assessoria específica para esse projeto de influenciadores. A ideia é continuar com esse trabalho em 2025. No pilar de mix, também tivemos grandes novidades, como a abertura da Loewe, no Iguatemi São Paulo, a primeira operação da marca no Brasil. E em 2025 vai abrir a loja da H&M. Isso traduz um pouco o cuidado do grupo de trazer as marcas e fazer com que as primeiras operações sejam nos nossos shoppings.

Renata Zitune, diretora de marketing e patrocínio do Iguatemi S.A. (Divulgação)

Qual a agência de publicidade do Grupo Iguatemi?
É a David. Temos a Index e a FSB como nossas assessorias de imprensa, além da agência All Set, que faz toda a parte de desdobramento de comunicação dos shoppings. A FSB também faz um pedaço das redes sociais, como monitoramento, SAC, e a gente também faz uma parte internamente.

Como foi a estratégia de comunicação da marca em 2024?
A nossa comunicação foi muita pautada na frase ‘Somos o que vivemos’. Essa foi
a nossa tagline, desdobrada em todas as campanhas ao longo do ano, como
Dia das Mães, Namorados, Pais e Natal. A gente sempre fala que o Iguatemi é um palco de experiência dos nossos clientes, seja com momentos marcantes que
já tiveram ou que vão ter dentro do shopping. A tradução desse posicionamento foi dentro do ‘Somos o que vivemos’ e a David foi a responsável pela criação das campanhas.

Leia a entrevista na íntegra no propmark do dia 2 de dezembro de 2024