Folha de S.Paulo faz reforma gráfica e adota formato berliner
Com colunas mais largas, as páginas aumentam de 40 para 64
A Folha de S.Paulo adota o formato berliner a partir do próximo domingo, dia 1º de setembro, em substituição ao modelo standard, utilizado desde a fundação do periódico, em 1921. O modelo já é utilizado pelo jornal O Estado de S.Paulo, O Povo (CE) e Gazeta do Povo (PR), além do propmark.
Assinado pelo Estúdio Thema, o novo projeto gráfico facilita o manuseio da publicação, que agora traz mais conteúdo. Com colunas mais largas, as páginas aumentam de 40 para 64. O ‘Guia da Folha’ retorna em formato destacável, e circulará junto com ‘Comida’, às sextas-feiras.
Os noticiários franceses Le Monde e Le Figaro, o britânico Guardian, o português Expresso e os italianos Corriere della Sera e La Stampa já utilizam o formato, que estampa também Die Welt e Tagesspiegel, da Alemanha - berço do berliner, no início do século 20
Conhecido por atrair anunciantes, o design equilibra conteúdo e anúncios, é mais compacto, moderno e se adapta ao comportamento dos leitores, especialmente das novas gerações, em uma era cada vez mais dominada pelas telas dos celulares. Novas soluções publicitárias favorecem a visibilidade das peças, entre outras novidades.