Folha unifica comunicação gráfica de impresso e digital
A reformulação do projeto gráfico do jornal Folha de S.Paulo acaba de ser concluído. Após dar início às mudanças no digital em 1º de fevereiro deste ano, o veículo unificou as mudanças no design e tipografia também no impresso a partir desta sexta-feira (20).
As mudanças foram pensadas e desenvolvidas internamente, tendo apoio do catalão Jordi Embodas para a criação de tipografias próprias: Folha Texto e Folha Gráfico. A fonte Folha Serif, criada pelo alemão Erik Spiekermann e pelo holandês Lucas de Groot para o jornal em 1996, permanece nas versões impressa e digital.
Uma nova paleta de cores mais enxuta também reforçará a identidade visual. Os tons de azul, vermelho e preto foram mantidos. Segundo o veículo, o projeto privilegia a experiência de leitura e vai além do formato das letras, passando pela reestrutura e organização dos textos, imagens e infografia.
Outra novidade é o resgate de editorias históricas da Folha, como Tec, Agrofolha, Comida e Folhinha, que serão trabalhadas por demanda, ou seja, sempre que houver conteúdo pertinente. A retomada das seções faz parte da ideia de promover mais flexibilização da edição impressa.
Ainda entre as mudanças, o jornal anunciou investimento em conteúdo próprio na seção Folha Corrida. No espaço serão trabalhados informações de utilidades e curiosidades para que o leitor esteja be informado ao longo do dia. No almanaque serão inclusas colunas e textos de blogs da casa.
Leia mais
Veículos renovam tipografia para adaptar marcas às múltiplas telas
Globo tem nova tipografia para reforçar evolução da marca