Following, Home e Favorites: como ter opções de feeds impacta a estratégia no Instagram?

Rede social dará ao usuário a oportunidade de escolher entre Following, Home e Favorites como os tipos de feed

O ano nem bem tinha começado e o Instagram já anunciava mudanças na plataforma. Adam Mosseri, CEO da rede social, divulgou um vídeo no qual revelava que, nos próximos meses, os usuários vão poder escolher entre três tipos de feed: Following, Home e Favorites.

Na opção Following, o usuário verá as publicações apenas das pessoas que estiver seguindo – detalhe: em ordem cronológica –, e sem interferência dos algoritmos. Em Home, pouca coisa mudará em relação ao que está disponível hoje. Já Favorites, a terceira opção, oferecerá um feed também em ordem cronológica, porém, com conteúdos de pessoas que o usuário marcar como favoritas.

Mas como essas novas opções de feed vão impactar as marcas, agências e influenciadores?

Líder de craft na Eyxo, Adriano Ellert acredita que as mudanças no Instagram mostram um bom momento para ‘revisitar e realinhar estratégias de comunicação’ na rede social. Nos últimos anos, lembra o especialista, a presença da publicidade se tornou muito mais agressiva e intensa na plataforma.

“Essa estratégia que, por um lado, pode alavancar a presença e expressão das marcas, por outro, acaba cansando a experiência de usuários em um espaço repleto de anúncios e interrupções”, analisa.

Ellert vê também a necessidade de um planejamento de conteúdos mais orgânicos. “É um momento no qual as marcas e criadores de conteúdos vão poder voltar a prestar mais atenção no timing e frequência dos conteúdos, uma vez que aparecerão cronologicamente para os usuários”, destaca.

Ellert: opções de feed do Instagram farão marcas 'revisarem' estratégias (Divulgação)

Com essa mudança, o executivo da Eyxo alerta que será preciso entender melhor os horários, dias e ocasiões para publicar algo. “Para os usuários, já era hora de poder escolher o que quer ver e consumir na plataforma. Esse desejo sempre esteve presente pela comunidade e, talvez, seja uma ótima oportunidade para reforçar a relação entre consumidor final e Instagram”, diz.

As opção de feed são apenas uma de uma série de mudanças que o Instagram vem fazendo nos últimos tempos. E a última delas, até então, aconteceu em agosto do ano passado: a substituição da função ‘arraste para cima’ por um sticker.

De acordo com a plataforma, à época, o objetivo da mudança é facilitar a forma como as pessoas compartilham os links.

'DEVOLUÇÃO' DA NARRATIVA
Sócia-diretora da MAP Brasil, Amanda Gomes afirma que o novo feed do Instagram vai ‘devolver’ o controle da narrativa para o usuário, ao mesmo tempo em que vai aumentar a exigência pela qualidade do conteúdo.

Ou seja: com o retorno do feed em ordem cronológica, será preciso agilidade para embarcar nas histórias enquanto acontecem. “E isso vai desde compartilhar notícias em tempo real a comentar programas, passando por conteúdos sequenciais que criam histórias mais consistentes”, garante.

Amanda Gomes, da MAP Brasil: devolução da narrativa ao usuário (Divulgação)

Além da agilidade nos conteúdos, a qualidade é outro ponto importante no qual o head de social media da Mynd concorda com a executiva da MAP Brasil. Judeilton Reis afirma que as mudanças vêm para reforçar a importância do investimento em conteúdo de qualidade.

“O objetivo do Instagram com essa mudança é fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis com o tempo gasto no aplicativo. Portanto, quanto melhor for o conteúdo criado, mais chances ele tem de aparecer em qualquer uma das três opções do feed”, ressalta.

FIM DAS CRÍTICAS AOS ALGORITMOS?
Até 2016, os conteúdos apareciam no feed do Instagram a partir das postagens mais recentes. Entretanto, em março daquele ano, a rede anunciou que ele passaria a ser ordenado pelos algoritmos, que gerou críticas por parte de creators em relação à entrega de conteúdos.

O CEO da Banca Digital, Murilo Henare, afirmou que a vertical, que nasce de um feed cronológico, abrirá um novo espaço para as pessoas consumirem mais conteúdo. Citando o Twitter como exemplo, o executivo fala que, nesta rede, é possível transitar entre o feed cronológico e o sugerido pela plataforma.

Mudança deixarão relação da plataforma-usuário mais transparente, afirma especialista (Erik Lucatero/ Unsplash)

“Especificamente para o mercado, vai nascer de uma maneira muito positiva, até para pessoas que reclamavam muito do algoritmo, que ele não entregava muito, vão poder voltar à ordem cronológica e, por ora, pode ser uma resolução do problema de sentir que o conteúdo não estava sendo entregue”.

A transparência também é outra palavra presente como consequência das novas opções de feed, como destaca Vinicius Taddone, CEO da VTaddone. "Ficará mais transparente para os usuários que, antes, reclamavam que algumas publicações não apareciam na sua timeline, principalmente por conta dos algoritmos”, salienta.