Ford apresenta novo compacto Ka Concept

 

A Ford apresentou nesta quarta-feira (13) o Ka Concept, um carro-conceito do seu futuro compacto no Brasil, previsto para chegar ao mercado em 2014. Depois do Novo EcoSport, esse é o segundo carro global desenvolvido no país e faz parte do programa One Ford, de unificar todas as plataformas da montadora nos mercados em que atua até 2015. O lançamento ocorreu em Camaçari, Bahia, onde a montadora tem um polo de produção. A equipe de design da fábrica baiana liderou o desenho do projeto e será a responsável pela produção do novo modelo.

Bisneto de Henry Ford e presidente do conselho mundial da montadora, Bill Ford esteve presente no evento e grifou o papel do novo compacto no crescimento da companhia. “O Brasil e a América do Sul são importantes para a aceleração da Ford. O melhor ainda está por vir com o Novo Ka”, disse. De acordo com Joe Hinrichs, presidente da Ford nas Américas, o veículo é estratégico para a companhia se desenvolver em mercados emergentes. “O Novo Ka responde à necessidade dos consumidores em matéria de design, tecnologia e segurança. Ele será muito importante para crescermos”, reforçou.

O segmento de compactos é o de maior expansão dentro da indústria automotiva, puxada pelos mercados em desenvolvimento. Projeções da montadora indicam que a categoria crescerá 35% até 2017, contra elevação de 23% da indústria automotiva como um todo. A previsão é que 6,2 milhões de compactos devam ser produzidos nos próximos quatro anos. O crescimento deve vir em especial das regiões da Ásia e da América do Sul, que responderão por 44% do consumo de compactos no mundo até 2017. No Brasil, os carros econômicos representam 40% da indústria de automóveis e há mais de 30 modelos competindo nessa categoria.

Localmente, o Novo Ka será posicionado numa faixa de preço entre o Fiesta Rocam e o New Fiesta e chega para competir com os modelos Gol (Volkswagen), Palio (Fiat), Ônix (GM) e HB20 (Hyundai). Não está claro se a Ford abandonará a antiga plataforma de Ka. “Quem vai decidir isso será o consumidor”, afirmou Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford.

A produção começará em 2014, mas a montadora não informou quando o produto chega ao mercado. Ainda haverá estudos com o modelo e mudanças podem ocorrer, tanto no desenho quanto em seu nome. O automóvel terá espaço para cinco pessoas, sistema de conectividade Sync, ar condicionado e se posicionará como um veículo “para a família brasileira”. “Esse é um veículo aspiracional para o segmento de entrada. Não é um carro subcompacto”, definiu Ramos.

A divulgação precoce do Ka Concept faz parte de uma estratégia adotada pela Ford nos últimos anos de gerar buzz sobre seus lançamentos meses antes deles chegarem às concessionárias. A ação de PR é coordenada pela Burson-Masteller. Uma campanha global já está sendo pensada para o produto, sob coordenação da JWT Brasil – que também foi a responsável pela campanha global de EcoSport. “A publicidade é coordenada pelo mesmo país responsável pela engenharia, e o Brasil, como liderou o desenvolvimento do carro, também coordenará a estratégia de comunicação”, explicou Ramos.