Ford cria reality show para Ranger

 

Um reality show no Facebook foi o formato escolhido pela Ford para a nova campanha de sua picape Ranger. A ação, chamada “Ranger Experience”, irá cruzar o país, do Chuí (RS) ao Morro Roraima (RO), em uma expedição de 35 dias. O objetivo é gerar conteúdo ao passo que a marca desbrava o Brasil. “Observamos que, se não houver conteúdo na estratégia de digital, não há interesse da audiência”, aponta Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford.

A expedição é formada por quatro picapes, que serão dirigidas por nomes conhecidos do cenário de esportes radicais. Também estão previstos encontros com pessoas anônimas, mas que representam o público da marca.

O trajeto dos carros inclui regiões onde o agronegócio é forte, lugares históricos e cartões-postais. A estratégia é aproximar o carro do público de áreas interioranas do país, principal grupo consumidor de picapes. “O consumo desse tipo de carro é totalmente regionalizado. Ele está ligado ao agronegócio, a lugares do interior, onde há necessidade pelo perfil off-road. Queremos que as pessoas que vivem nessas regiões, que estão fora do radar da mídia, sejam reconhecidas”, explica.

O briefing saiu da Ford, que identificou uma dissonância entre quem comprava seu produto e quem recebia sua comunicação publicitária. “Tínhamos um dilema sobre o desempenho de Ranger nas redes sociais. Todas as ações eram voltadas para um grupo urbano, quando o nosso produto é vendido no interior. Com isso, tínhamos desempenho baixo. Essa é a nossa solução para nos conectarmos com o nosso consumidor e resolver o baixo retorno que tínhamos no digital”, explica Ramos.

A estratégia está sendo coordenada por um grupo de agências: JWT, responsável pela criação; Aktuell, pela promoção; Burson-Masteller, pela divulgação; e Wunderman, para as ações de relacionamento. As filmagens começaram na semana passada e o primeiro teaser do reality será divulgado no dia 4 de novembro. O reality estreia no dia 12. Serão 10 programas, dois por semana, e um vídeo extra de encerramento. A base de divulgação do material é o Facebook.