Ford cria tapete da acessibilidade para ajudar cadeirantes
Quando a empatia entra em cena, pequenos gestos podem gerar um significado enorme. Dentro deste contexto, a Ford desenvolveu um novo acessório para um de seus automóveis, criado para ajudar na movimentação de cadeirantes nas ruas: o Tapete de Acessibilidade.
O protótipo foi gerado a partir de pesquisas da montadora na área da mobilidade. E a novidade transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma ferramenta móvel. Ele pode ser dobrado e encaixado atrás da cadeira de rodas e usado quando necessário para a transposição de guias e desníveis no caminho. Quando aberto, o tapete automaticamente fica rígido, permitindo que a cadeira deslize até o local de acesso.
O acessório ainda é equipado com sensores e um micro/processador que envia sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone do cadeirante toda vez que é usado. Assim, poderá ser utilizado na criação de um banco de dados, mapeando os pontos da cidade que requerem atenção para o avanço da acessibilidade.
“O Tapete de Acessibilidade é mais um exemplo de inovação da Ford, que mostra a nossa proposta de buscar novas soluções de mobilidade com foco nas pessoas”, diz Joaquim de Arruda Pereira, diretor de serviço ao cliente da Ford. “Ele ajuda a dar mais independência aos cadeirantes e amplia a sua mobilidade mesmo fora do carro, para que possam se locomover com mais segurança, confiança e liberdade.”
O projeto foi desenvolvido pela Ford em parceria com a agência GTB e o estúdio Code. O filme foi dirigido pelo Sala 12 e produzido pela Paranoid.