O ano de 2007 será decisivo para a Ford, que passa por uma crise global e vem perdendo espaço no mercado automotivo. Atualmente, a montadora obtém a posição de número dois na produção de veículos nos EUA e pode perder o posto para a Toyota nos próximos meses. Em termos mundiais, a empresa pode cair para a quarta posição no ranking de fabricantes, perdendo posicionamento até para a DaimlerChrysler. De fato, 2006 não foi um bom ano para a companhia alemã, que registrou prejuízo de US$ 12,7 bilhões, a maior perda nos seus 103 anos de existência. O único bom resultado que a Ford registrou foi na divisão da América do Sul, onde o Brasil representa mais de 60% das vendas. Na contramão dos resultados mundiais, a montadora teve em 2006 o maior lucro da história, US$ 551 milhões. Esse foi o terceiro ano consecutivo de bons resultados na região, que incluiu também fábricas na Argentina e na Venezuela. A filial brasileira terá investimentos de R$ 2,2 bilhões para o período de 2007 a 2011, valor que inclui a compra da montadora de jipes Troller, no Ceará. Na segunda-feira (29), a companhia apresentará no Guarujá, litoral de São Paulo, o novo Fiesta.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Leia também: