Forrest Gump e a ascensão das marcas em Hollywood
O modelo Classic Cortez Leather da Nike é destaque em diferentes momentos do filme
Forrest Gump estreou no cinema dos Estados Unidos há 25 anos – em 6 de julho de 1994. Dirigido por Robert Zemeckis e protagonizado por Tom Hanks, o longa foi um dos maiores sucessos do cinema na época.
Não por acaso, o filme venceu seis dos 13 Oscars aos quais foi indicado e continua a conquistar gerações de fãs pela forma como retrata os encontros do personagem homônimo com personalidades e fatos históricos do século XX.
No universo da comunicação, outro marco: ao acompanhar a sociedade americana nas décadas de 1960, 1970 e 1980, uma oportunidade para inserção de marcas dentro do contexto da história – e a consolidação do product placement.
Nike
Talvez o produto mais lembrado do filme seja o modelo Classic Cortez Leather. O tênis tradicional da década de 1870 foi relançado pela marca em 2015. Na história, o calçado foi um presente de Jenny para Forrest e o acompanha durante muitos anos, inclusive quando ele resolve correr pelos Estados Unidos – nessa última passagem, o personagem é acompanhado também por uma camiseta da marca.
Dr. Pepper
Na Casa Branca, o protagonista fica tão feliz com a comida e bebida disponíveis quanto em conhecer o presidente John F. Kennedy. “Eu devo ter tomado umas 15 Dr. Peppers”, relembra. A marca de refrigerantes aparece em destaque ao lado de 7Ups (que não foram escolhidas por Forrest).
Apple
Mesmo com dificuldades intelectuais, Forrest consegue ganhar milhões com a sua empresa Bubba Gump Shrimp (veja mais sobre a marca abaixo). Cabe ao amigo Dan Taylor administrar sua fortuna, e um dos investimentos escolhidos pelo tenente é comprar ações da Apple – o que Forrest pensa se tratar de um negócio de frutas.
Forrest Gump era um dos investidores da Apple
Budweiser
Ao chegar no Vietnã para lutar na guerra pelas tropas americanas, Forrest se depara com um acampamento que “tirando as latas de cerveja (Budweiser) e o churrasco, era muito diferente dos Estados Unidos”.
O filme retrata acampamentos no Vietnã recebendo cervejas Budweiser
Chocolates Russell Stover
A célebre frase “A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar”, que relembra os ensinamentos da mãe de Forrest, foi contada pelo herói enquanto segurava uma caixa de chocolates. Mesmo sem aparecer o logotipo, o público pôde identificar a embalagem da Russell Stover, marca que está atrelada ao filme até hoje.
“A vida é como uma caixa de chocolates…”
Snapper
Até mesmo a marca de equipamentos para grama e jardinagem ganhou um lugar ao sol quando Forrest conta que passou a cortar gramas de graça depois que não precisava mais trabalhar para se sustentar.
Equipamento de jardinagem também teve uma ponta no longa
A MARCA QUE SURGIU DO FILME
O sucesso do filme fez com que a Paramount Pictures se unisse à rede de restaurantes Rusty Pelican para criar o Bubba Gump Shrimp Co. Com conceito inspirado no filme, a rede é especializada em camarões e frutos do mar e atualmente possui cerca de 30 unidades em todo o mundo – as instalações incluem ainda gift shops. Em 2010, a marca foi comprada da Paramount pela Landry’s.
Rede de alimentação Bubba Gump foi criada com inspiração em Forrest Gump
GAROTO-PROPAGANDA
Transitando em diferentes áreas da publicidade, o longa transformou Forrest em garoto-propaganda da marca de raquetes de pingue-pongue Flexolite. Ao longo de sua incrível trajetória, o personagem foi, dentre outras coisas, um grande campeão do esporte e ganhou US$ 25 mil pelo trabalho para a empresa.
Forrest foi convencido por sua mãe a aceitar contrato para ser garoto-propaganda de raquetes de pingue-pongue