Fórum da APP Brasil: especialistas trazem insights do Cannes Lions 2025

Debate contou com a participação de Alê Oliveira, do propmark, que já vivenciou 26 edições do Cannes Lions

A APP Brasil (Associação de Profissionais de Propaganda) promoveu o segundo ‘Fórum APP - Brasil em Cannes’, debate que compartilhou os principais insights, aprendizados e tendências observadas por profissionais que viveram presencialmente a experiência do Cannes Lions 2025.

Deh Bastos e Dilma Campos

Com mediação de Deh Bastos, diretora de comunicação, tecnologia e inovação da APP Brasil, o evento, realizado no formato online, contou com mais de 60 participantes e teve como debatedores: Alê Oliveira, editor de fotografia do propmark, que já realizou 26 coberturas do festival; Dilma Campos (Nossa Praia, B&Partners e conselheira da APP Brasil); Elisangela Peres (Marcas pelo Mundo); e Filipe Crespo (Creativosbr, Fecap, Faap e FGV); além de José Papa Neto (Highlander Ventures), que já foi CEO do festival.

Auditório do Palais des Festivals _ (Foto:Alê Oliveira)

Os profissionais trocaram ideias sobre a homenagem recebida pelo Brasil como o País Criativo do Ano, os Leões conquistados e as polêmicas envolvendo algumas agências brasileiras.

‘Interessante observar que 60% dos cases premiados foram também sobre o poder das marcas na sociedade. É sobre lucrar sim, mas ao mesmo tempo regenerar’ _ Dilma Campos (Nossa Praia, B&Partners e conselheira da APP Brasil)
‘O Brasil é a alma e o negócio do Cannes Lions! Além de ocupar a terceira posição em conquistas de Leões, é um dos países que mais inscrevem trabalhos anualmente.’_ Alê Oliveira (editor de fotografia do propmark)
"Fiquei muito feliz em participar do Fórum da APP sobre o Cannes Lions 2025, que reafirmou sua relevância como o maior palco da publicidade global, reunindo marcas, agências e criativos que moldam os caminhos da comunicação no mundo. O Brasil mais uma vez se destacou com sua força criativa e capacidade única de conectar marcas e pessoas de forma autêntica e impactante. Nesta edição, mais do que celebrar grandes ideias, o festival evidenciou a urgência de um diálogo mais honesto, com propósito, verdade e integridade no centro das narrativas" _ Elisangela Peres (Marcas pelo Mundo)
‘O Brasil continua sendo protagonista quando o assunto é criatividade na indústria publicitária’ _ Filipe Crespo (Creativosbr, Fecap, Faap e FGV)
‘Participar do Fórum APP foi, antes de tudo, uma chance rara de trocar com quem vive a criatividade todos dias. Cannes é mais do que um festival, é um termômetro, um espelho dos movimentos que moldam o mundo. O que discutimos ali foi o Brasil que cria, se reinventa e insiste em ser relevante neste mundo que muda o tempo todo.’ _ José Papa Neto (Highlander Ventures)
Deh Bastos (Brieflexia), diretora de comunicação, tecnologia e inovação da APP Brasil

‘No nosso bate-papo de Cannes, muita coisa aconteceu de diferente. Primeiro, a diversidade das pessoas que participaram, pois tinha gente da imprensa. A visão da Elisangela Peres sobre como a reputação e a relação do Brasil com Cannes é muito intensa e foi muito construída pelo olhar da imprensa. E, mesmo como criativa, eu nunca tinha pensado neste ponto. O olhar de ESG da Dilma Campos, mas de ESG como resultado de negócio, foi fundamental. Eu acho que a história que o Alê tem com o festival, são quase 30 anos, e essa leitura em várias fases, de vários momentos, para que a gente possa olha para o futuro, foi muito interessante. A cobertura do Filipe Crespo e do Papa também agrega muito. Foi um papo muito legal diferente de tudo que eu vi sobre Cannes, com um olhar diferenciado, inclusive para entender todas as polêmicas que tiveram' _ Finalizou Deh Bastos (Brieflexia), mediadora do debate e diretora de comunicação, tecnologia e inovação da APP Brasil.