Fórum da Veja discute os rumos da economia do país
Paulo Leme e Ricardo Paes de Barros participam do encontro
Os indicadores econômicos não são tão animadores. O número de desempregados vem aumentando a cada dia, a inflação também vem subindo — assim como as expectativas para as políticas econômicas que serão adotadas pelo presidente em exercício Michel Temer (PMDB).
Para Paulo Leme, presidente da Goldman Sachs, os primeiros passos do novo governo estão no caminho certo. “A economia é igual a uma corrida de bicicleta, os dez primeiros quilômetros são mais fáceis, depois vem a parte mais difícil, que é a subida”, diz.
O economista também falou o que, para ele, é a parte mais desafiadora. “É a apresentação e a execução do plano econômico, que deverá ser apresentado em breve pela equipe do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles”, afirma.
Ricardo Paes de Barros, professor do Insper, que também participou do encontro realizado pela revista Veja, garantiu que houve avanços importantes no país nos últimos 15 anos. “Mas o país gerou uma crise fiscal sem precedentes”, destaca. “Eu acredito que este governo poderá superar essa crise, mas sem deixar de fazer pelo social”, completa.
Equipe
Paulo Leme elogiou a equipe do presidente Temer. “A equipe montada tem habilidade para transitar no Congresso”, afirma.
Ainda de acordo com o economista, tal formação agrega no trabalho de recuperação da credibilidade. “É preciso prometer menos e entregar mais”, ressalta.