Fórum de Marketing Empresarial debaterá oportunidades
Cerca de 200 CEOs e executivos de marketing de alguns dos maiores anunciantes, veículos e agências de publicidade do país são esperados entre os dias 15 e 17 de agosto para a quinta edição do Fórum de Marketing Empresarial, encontro promovido em conjunto pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), a Editora Referência e o jornalista Adonis Alonso, que será realizado no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista.
Entre as principais atrações do evento estão as homenagens que serão prestadas a três dos maiores nomes da história da propaganda brasileira: Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC; Roberto Duailibi, fundador da agência DPZ; e Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO. Os três receberão destaque justamente por suas contribuições ao mercado publicitário nacional. Nizan também será responsável por uma das cinco palestras do fórum. Ele irá fechar o ciclo de apresentações, no próximo sábado (16), com o tema “O Brasil no mundo global: limites e oportunidades” – que também é o tema central do evento neste ano.
Presidente do Lide, João Doria Jr. acredita que se trata de um tema bastante pertinente diante do atual cenário econômico brasileiro. “Em uma economia em dificuldade, as estratégias das companhias em relação às suas marcas, produtos e serviços são essenciais para buscar um crescimento mesmo neste momento. Até porque, crises só são superadas com atitudes”, diz. “Cortar investimentos e se retrair não adianta, só leva ao cemitério. É preciso ter inteligência para reagir, planejando e criando soluções”, completa o executivo, para quem as indústrias que encontrarem o caminho da retomada irão colher frutos, se não em 2015, a partir de 2016.
Segundo Doria, o 5º Fórum de Marketing Empresarial possui um papel ainda mais relevante do que as edições anteriores. “Quando estamos na onda do sucesso tudo é legal. Porém, com as atuais limitações temos que ser talentosos e é sempre gratificante compartilhar isso com outros executivos, para que todos possam se espelhar no que é bom e ver também o que não deu certo. E nós conseguimos reunir todos os principais CEOs e empresas de renome. Esta é a melhor oportunidade para ativar networking, adquirir confiança neste mercado promissor e perceber as melhores perspectivas para o setor”, diz. “E não é nada benéfico ficar isolado, dentro de seu mundo e limite de ideias. Pode ser fatal”.
Conteúdo
Além de Nizan, estão previstas palestras de Lilian Miranda, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, que falará sobre “Comunicação em linha direta com consumidor”; Andrea Cordeiro, diretora de marketing institucional do Itaú-Unibanco, com o tema “O legado e as lições de marketing e organização da Copa para o Brasil”; Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente da Sky, que irá abordar “O valor da marca e o compromisso que ela estabelece com o bom serviço”; e do empresário e cartunista Mauricio de Sousa, com “Marketing multimídia e sua eficiência para vender”.
No mesmo dia das apresentações, às 22h30, com transmissão ao vivo da Record News, ocorre ainda a entrega do Prêmio Lide de Marketing Empresarial. No total, serão 39 premiados de 13 diferentes setores do marketing brasileiro, além das áreas Empresa do Ano e Dirigente Empresarial do Ano, que também irão destacar três vencedores cada. O Prêmio Lide fará ainda uma homenagem especial a Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente do conselho editorial do Grupo Abril.