Fórum debate papel da mulher na sociedade
Apesar de não ser novidade pra ninguém que as mulheres estão se destacando no mercado de trabalho, vale ressaltar que, atualmente, um bilhão delas são economicamente ativas, mas apenas 24% chegam a altos cargos executivos e 9% se tornam presidentes. Os números foram apresentados por Linda Descano, responsável pelas iniciativas de mídias sociais e conteúdo de marketing para o banco de varejo do Citi, nos Estados Unidos, durante a quarta edição do Fórum Momento Mulher, realizado nesta segunda-feira (12), em São Paulo.
Ainda segundo Linda, no cenário global, 47% dos bacharelados são ocupados por mulheres – número que sobe para 50% quando o curso é com foco em negócios. A executiva lembrou ainda que as mulheres são contratadas por seus desempenhos, enquanto os homens conseguem trabalho pelo seu potencial.
O evento, promovido pela jornalista Ana Paula Padrão e pela empresária Tatianna Oliva, contou também com a presença de importantes lideranças empresariais, como Flávio Rocha, presidente da Riachuelo; Olivier Murguet, da Renault; Maria Cristina Potomati, da Lukscolor; e Alice Maria Ferreira, da Casa Bombril.
Em sua participação, Maria Cristina contou das mudanças promovidas na empresa por conta da entrada da mulher em um mercado que era formado basicamente por homens. De acordo com ela, na década de 1980, a Lukscolor havia basicamente uma cor no portfólio de tintas. “Hoje, de 60% a 70% da escolha da cor da tinta é feita pela mulher. A tinta se tornou um item de decoração, o que nos obrigou a aumentar cada vez mais o portfólio de cores e preparar o ambiente para receber essa mulher na loja”, explicou.
Já Flávio Rocha ressaltou que as aspirações estão cada vez mais universais e que a classe média está consumindo mais e de forma semelhante, independente da sua classe econômica. “Hoje, temos várias lojas, tanto em bairros mais afastados quanto nos mais nobres, como é o caso da Rua Oscar Freire, e vendemos as mesmas roupas pelo mesmo preço”. Olivier, por sua vez, falou do papel das mulheres no mercado corporativo e destacou importantes cargos da montadora que hoje são ocupados por elas.