Fórum debaterá o mercado de shopping centers
O Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e o Lide Comércio, liderado por Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da GS&MD, realizam, nesta quinta-feira (13), em São Paulo, o 1º Fórum Brasileiro de Shopping Centers. O evento, que a partir de então será apresentado anualmente, contará com o governador Geraldo Alckmin na abertura e terá como tema “Os desafios da expansão do setor de shopping centers no Brasil nos próximos anos”. “Estamos falando de um setor que tem crescido mais de 10% ao ano. Os maiores desafios, acredito, são a expansão sustentável, tendo em vista o grande número implantado no Brasil recentemente, a regionalização e o crescimento da vocação de serviços, como alimentação e cinemas”, afirma João Doria Jr., presidente do Lide.
Com início às 8h, o fórum contará com alguns dos profissionais mais representativos do setor em seus painéis e palestras, entre eles: Marcos Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, com uma apresentação intitulada “Varejo e shoppings, uma agenda convergente”; Frederico Trajano, diretor-executivo de vendas e marketing do Magazine Luiza, que discutirá o cenário gerado pelo consumidor digital; Renato Rique, presidente da Aliansce, cujo foco será o impacto da globalização na área; e Fernando Grella Vieira, secretário de segurança do Estado de São Paulo, que falará sobre as causas e consequências dos movimentos populares nos shopping centers.
Neste sentido, as ocorrências mais discutidas nas últimas semanas referem-se aos rolezinhos, encontros organizados por adolescentes da capital cujo objetivo é paquerar, se divertir e chamar atenção. A ideia inicial não envolve violência, roubos ou destruição de patrimônio, mas, como em toda manifestação, ações isoladas foram detectadas e a iniciativa acabou incomodando muitos dos frequentadores dos shoppings eleitos pelos jovens.
Doria afirma que o movimento não combina com o ambiente e defende as medidas tomadas. “Vemos que os próprios trabalhadores do comércio varejista ficam preocupados. Ninguém recebe bem algo que pode se transformar em violência. Todos têm o direito de frequentar shopping centers, mas atitudes erradas podem afetar a todos igualmente. A decisão de fechar portas (aplicada no JK Iguatemi durante o período em questão) foi uma medida extrema, mas tomada no sentido de preservação. A pior decisão é agir quando o assunto já está fora de controle.”
Também nos tópicos de debate do evento, o e-commerce é visto pelo empresário como aliado. “O e-commerce não tira cliente de shopping. Tira, talvez, das lojas de rua. Isso porque as pessoas vão ao shopping não apenas pelas lojas, mas também para ver gente, relaxar e procurar opções de entretenimento. Comprar é, muitas vezes, consequência. Grifes de luxo, como Gucci, Louis Vuitton e Prada, vendem muito bem no online e nem por isso perderam clientes em suas lojas físicas. Todas, ao contrário, cresceram entre 10% e 15%”.
O 1º Fórum Brasileiro de Shopping Centers segue até o meio da tarde, no Hotel Grand Hyatt. Após as palestras, será entregue o Prêmio Lide Shoppings 2014, que contemplará categorias como arquitetura e design, destaque digital, destaque em marketing e eficácia operacional. O evento tem patrocínio do MDS e apoio da Abrasce, Grupo Tenco, Athié Worhnarath e GS&BW.