Fórum discute relação entre criança e consumo

De terça (23) a quinta (25), acontece o 2º Fórum Internacional Criança e Consumo, realizado pelo Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana. O evento, que será realizado a partir das 18h30, no Itaú Cultural, em São Paulo, discutirá o impacto da mídia e do consumo na formação das crianças.

Para apresentar o fórum, o instituto realizou um workshop para jornalistas com a presença da professora de Harvard e autora do livro “Crianças do Consumo”, Susan Linn, dos Estados Unidos, e da coordenadora do International Clearinghouse, Cecilia von Feilitzen, da Suécia.

Cecilia contou que, na Suécia, não há publicidade para crianças menores de 12 anos. “As crianças são influenciadas por valores das mídias”, disse Cecilia.

Susan também criticou o marketing voltado às crianças. “A propaganda não é a mesma coisa de quando vocês eram crianças. Há a invasão da vida das crianças”, falou.

A abertura do fórum será feita por Isabella Henriques, coordenadora do projeto. Na primeira noite, será exibido o documentário “Criança, a alma do negócio” e, em seguida, acontece um debate sobre o tema, com Estela Renner e Marcos Nisti, com mediação de Zico Góes.

Na quarta-feira, o tema debatido entre Mário Sergio Cortella, Susan Linn e Yves de La Taille, com mediação de Solange Jobim, é “Educação, Consumo e Infância”.

Na quinta-feira, o ciclo de debates é encerrado com o tema “Sociedade de Consumo”, com Cecilia von Feilitzen, Gilberto Dupas e Marcelo Sodré, com mediação de Ladislau Dowbor. O fórum termina com a exibição de um desenho animado feito por crianças do Espaço Alana.

Cristiane Marsola