Fox Sports dobra presença no Brasil

 

Há pouco menos de seis meses da Copa, a Fox Sports reforça seu poder de transmissão ao inaugurar seu segundo canal no mercado brasileiro. Intitulado Fox Sports 2, o espaço no dial vem acompanhado de um enorme fortalecimento no time de profissionais, tanto naqueles que ficam por trás das câmeras como no plantel de narradores, comentaristas e apresentadores.

O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira (21), na capital paulista, onde a Fox Sports abre sua segunda sede no país. A primeira, inaugurada há dois anos – quando a Fox International Channels América Latina trouxe o canal para o Brasil –, se mantém em plena operação no Rio de Janeiro. Porém, com a nova estrutura – instalada no bairro do Bexiga em parceria com a produtora Casablanca –, a empresa pretende crescer significativamente sua produção de conteúdo.

“São mais de 50 profissionais na produção, contratados de imediato, além dos narradores, comentaristas e apresentadores. Esse lançamento reforça o compromisso de expansão da Fox aqui no Brasil”, ressalta Gustavo Leme, vice-presidente sênior e diretor geral da Fox Internationa Channels no Brasil. “Desde o lançamento da Fox Sports, crescemos 200% e não cabíamos mais em um único canal. O Fox Sports 2 não será um repetidor, mas sim um canal com muito conteúdo próprio e exclusivo”, reforça Eduardo Zebini, vice-presidente da Fox Sports no país.

A novidade chega às operadoras de TV por assinatura a partir desta sexta-feira (24), de início garantida na grade da GVT e da Neo TV. Segundo Leme, porém, “as negociações para a implementação do canal nas demais operadoras está avançada”.

Time grande

Se até a chegada do novo canal o time de apresentadores era relativamente tímido entre os grandes nomes do jornalismo esportivo, o anúncio desta terça-feira reforça a dedicação da Fox para seu novo canal. O time tem como principal nome para a Copa do Mundo o ex-jogador Paulo Roberto Falcão, que no último ano se dedicou à carreira de treinador e, nos 17 anteriores, atuou como comentarista na gaúcha RBS e na TV Globo. Falcão será o líder das transmissões da Fox Sports durante o torneio da Fifa, sendo âncora dos principais programas ligados ao evento.

Outro nome de peso é o de Mauro Beting, que até então se dividia entre os veículos eletrônicos do Grupo Bandeirantes, como a TV Band e a BandSports. Juntam-se a ele, nas diversas atrações diárias da emissora, profissionais como Flávio Gomes (ex-ESPN), Benjamin Back e Mauricio Borges, o Mano (ambos do radiofônico Estádio 97), Fabio Sormani, Osvaldo Paschoal e o humorista e comunicador Paulo Bonfá. “Minha vinda é para dar uma cara de entretenimento à programação, já que o esporte também precisa ter”, comentou Bonfá.

Programação

Beneficiada desde o início de suas operações por deter, em outros mercados, os direitos de transmissões de muitos dos principais campeonatos de futebol do mundo – como a Libertadores, o Campeonato Italiano e a Premiere League inglesa, a Fox Sports também ganha mais espaço para a transmissão de jogos que aconteciam simultaneamente. Também estão entre os torneios a serem transmitidos a Copa Sul-Americana, o Campeonato Argentino, a Copa do Brasil, torneios da ATP de Tênis, a Nascar, as principais disputas de título do boxe mundial e torneios de basquete e vôlei. A partir de 2015, também fica sob sua responsabilidade a Bundesliga – principal divisão do campeonato alemão –, além de eventos de MMA. Com as opções, juntamente aos programas especiais desenvolvidos para rechear a grade da emissora, os executivos do canal esperam que ao menos 50% da programação do Fox Sports 2 seja de atrações ao vivo.

Comercial

O novo canal sob responsabilidade da Fox Sports já estava previsto nas propostas comerciais de patrocínio à cobertura da Copa do Mundo – da qual a emissora detém os direitos de transmissão. O departamento comercial disponibilizou seis cotas, no valor de R$ 23 milhões cada, das quais quatro já foram fechadas: para Caixa Econômica Federal, BNDES, Shell e Claro.

A venda de espaços publicitários não deve ser dividida, ficando a cargo da equipe que comercializa a mídia de todos os canais da Fox no país. “A mesma equipe que vende Fox Sports 1 e 2, é também a que vende Fox, FX, NetGeo, Fox Life, todos os canais da empresa no Brasil. Portanto, a comercialização não vai ser dividida entre o canal 1 e 2, mas sim realizada em conjunto. Temos, por exemplo, o pacote Futebol, que é vendido como um único produto e agora envolverá os dois canais. A mídia avulsa também funciona desse jeito. Outra opção é o patrocínio a algum dos programas, que aí sim poderá ser mais direcionado”, explica Guilherme Valentini, vice-presidente de publicidade da Fox Latin American Channels.