Fox Sports não tem distribuição garantida

Com data marcada para estrear no próximo dia 5 de fevereiro, o Fox Sports ainda não tem distribuição garantida. Os executivos do canal afirmaram, porém, que até o dia 30 de deste mês, quando ocorrerá a festa de lançamento, no Rio de Janeiro, haverá novidades sobre o assunto. Estima-se a entrada em três operadoras.

“Já estão realmente muito adiantadas”, afirmou Gustavo Leme, vice-presidente sênior e diretor geral para o Brasil do Fox Internacional Channels (FIC). Para ele, a demora é um processo natural na distribuição. Como solução para o problema, os executivos trabalham como a ideia de trocar o Speed, também do grupo, pelo Fox Sports, caso as operadoras de TV por assinatura informem que não há a possibilidade da abertura de um novo canal. Com isso, os melhores produtos da Speed, de transmissões a programas, passarão para o próprio Fox Sports. A Fox prevê dobrar de tamanho no país nos próximos três anos, após a estreia do novo canal.

No mercado, muitos creditam a dificuldade da entrada do canal ao fato de ter a exclusividade da Copa Santander Libertadores, o que contrariou os interesses da Globosat, programadora que tem entre os canais, a SporTV, que antes transmitia o torneio com os direitos que a Fox Sports repassava. De acordo com Eduardo Zerbini, vice-presidente do Fox Sports no Brasil, a negociação da abertura da exclusividade do evento esportivo não entrou na mesa de discussões. Ele afirmou também que, pessoalmente, é contrário a esse tipo de ação. A transmissão da Copa Libertadores começará pelos canais FX e Speed.

Os executivos refutaram a ideia de que a entrada no novo canal esteja causando algum desconforto para as operadoras. “Nós estamos muito próximo das operadoras. Não sabemos de nenhuma operadora que não queira receber um canal mais completo no mercado esportivo”, disse Leme. “Todas as distribuidoras que têm operações fora do país sabem da qualidade do nosso canal”, completou o mexicano Carlos Martinez, presidente do Fox Internatinal Channels para a América Latina.

Em meio ao imbróglio, Leme afirmou que nenhuma cota de patrocínio foi comercializada. Além da Libertadores, o Fox Sports tem a exclusividade da Copa Bridgestone Sul Americana 2012. Zerbini afirmou que o canal tem interesse na transmissão de todos os eventos esportivos. Para os já comercializados, irá analisar as possibilidades de negociações.

Sem BandSports

Os executivos negaram os rumores de que a empresa havia adquirido a BandSports como solução para entrar nas operadoras. Segundo eles, o que existe é a assinatura de acordos com o Grupo Bandeirantes e outros players do mercado, como a produtora Casablanca. “Falamos com muitos players diferentes, não somente com a Band. Estamos falando com todos”, disse Martinez.

Os representantes também informaram que Rafinha Bastos, ex-apresentador dos programas “CQC” e “A Liga”, ambos da Band, não irá integrar o elenco do novo canal. Eles confirmaram, porém, que há negociações para o humorista desenvolver um projeto no FX, canal também pertencente à Fox.