Friboi assegura qualidade ao mostrar processo de produção em campanha
Tony Ramos em making of da nova campanha da Friboi
A Friboi estreia nesta quinta-feira (26) a nona etapa da campanha que desenvolveu para reforçar a confiança e a garantia dos produtos com seu selo de qualidade. Para compor as ações, a marca encomendou uma pesquisa com o Instituto Vox para entender o hábito do brasileiro e concluiu que, hoje, é importante para o consumidor conhecer de fato a origem dos produtos que consome. Nesta fase, são quatro filmes inéditos que mostram Tony Ramos interagindo com diferentes personagens para mostrar mais etapas da cadeia produtiva da carne.
Os vídeos foram criados pela agência Lew’LaraTBWA e serão veiculados nos principais canais de TV aberta e fechada. Outras peças serão anunciadas em revistas, jornais e na Internet.
“Antes de começarmos a fazer as campanhas da Friboi, a única coisa transparente nesse segmento era a vitrine do açougue. Do açougueiro para trás, ninguém sabia o que acontecia. Isso mudou. Nossos filmes trazem transparência e clareza para o consumidor entender por que escolher Friboi é importante para ele e para a sua família” comenta Felipe Luchi, CCO da Lew’LaraTBWA.
A campanha retorna ao capítulo anterior da comunicação da Friboi, quando a marca abriu as portas de suas fábricas para mostrar os processos internos. Agora, com o mote “Friboi. Confiança do início ao fim”, os filmes exploram a sustentabilidade das fazendas fornecedoras. “Fazemos pesquisas para mensurar os resultados de cada campanha e ouvir sempre o que o consumidor quer”, revela Maria Eugenia Rocha, gerente de marketing executiva da JBS. “Neste novo momento, reforçaremos as razões para acreditar na marca Friboi, já trabalhadas com sucesso em campanha anterior, quando mostramos parte do processo produtivo. Agora daremos mais um importante passo: mostrar como os animais são cuidados nas fazendas de nossos parceiros, quais os cuidados que temos ao comprar esses animais, além de mostrar mais etapas da fábrica até o produto chegar na mesa do consumidor”, comenta.
As cenas mostram ainda as exigências de regulamentação da Friboicom os seus fornecedores, que devem cumprir as regras de bem-estar animal e que as fazendas não podem estar em áreas de desmatamento ilegal. As peças publicitárias mostram o transporte dos produtos – sempre em veículos refrigerados –, as carnes sendo cuidadosamente embaladas a vácuo e com QR Code específico, que identifica as fazendas de origem.
Pesquisa
Realizada com 13 famílias de São Paulo e Recife e oito especialistas em carne, como açougueiros, pecuaristas e médicos, a pesquisa do Instituto Vox mostrou a vontade do brasileiro de querer mais sobre a origem dos produtos que encontra nas gôndolas.
“Vamos mostrar para o consumidor que os aspectos visuais não bastam na hora da escolha da carne. Uma peça vermelhinha ou com mais ou menos gordura não quer dizer que foi feita seguindo normas de higiene e controles de qualidade. É necessário ficar atento à segurança alimentar, ter certeza de que o que está sendo colocado na mesa da nossa família é um produto em que podemos confiar, com garantia de origem e controle de qualidade. O consumidor está ávido por entender mais do mundo da carne bovina e utilizaremos diversas plataformas e ações para mostrar isso”, finaliza Maria Eugênia.
Ficha técnica
Agência: Lew’LaraTBWA
Cliente: Friboi
Título: Confiança do início ao fim
CCO: Felipe Luchi
Criação: Gabriel Sotero e Rodolfo Fernandes
Atendimento: Raquele Rebello, Alessandra Visintainer e Clarissa Silva
Planejamento: Renata d’Avila, Renato Sapiro, Eduardo Dami e Bernardo Alves
Mídia: Luiz Ritton, Rodrigo Simões, André Magalhães e Caroline Romano
RTV: Luzia Oliveira e Angela Felicio
Produtora: BossaNovaFilms
Diretor: Georgia Guerra Peixe
Atendimento: Kiska Kaysel e Renata Prado
Produtor executivo: Edu Tibiriça
Diretor de Fotografia: Rodrigo Carvalho Correa
Diretor de arte: Manoel Valdy Lopes Ferreira
Montagem: Patricia Junqueira e Daniel Fiori
Finalizador: Patricia Signorini
Finalização: Equipe BossaNovaFilms
Produtora de som: Raw Áudio
Cliente: Maria Eugênia Rocha, Mariana Moraes, João Galopi, Maicon Teles