CEO da Black Creators Matter e TikToker falam sobre criadores negros
O segundo dia do Lions Live teve entre seus destaques o conteúdo The New Storytellers, com Audrey Solvar e Ehiz Ufuah.
Audrey é fundadora da Black Creators Matter, uma plataforma educacional e de networking para criadores de conteúdo negro, e Ufuah é um criador de conteúdo que tem 21 anos e três milhões de seguidores de TikTok.
A experiência acadêmica de Audrey está em comunicação e jornalismo. Após se interessar por planejamento de eventos, ela trabalhou como gerente de projetos para uma empresa de conferências com foco na África e no Oriente Médio.
A jovem liderou eventos entre a África e Londres, se mudou para Miami para liderar a estratégia de comunicação e relações públicas de uma emissora de televisão francesa.
Por dois anos, ela foi a única produtora de eventos baseada no YouTube Space em Kings Cross, onde organizou mais de 200 eventos e workshops para a plataforma, incluindo o trabalho com as principais marcas, clientes e criadores de conteúdo de todo o mundo. “Eu amava, fizemos coisas incríveis, contamos grandes histórias. Depois pensei em como poderia continuar o trabalho com a comunidade. Nós só queremos que as pessoas reconheçam nosso trabalho e nosso valor”, disse.
Ela contou que sempre quis ter seu próprio trabalho e que a vontade de ter algo para a comunidade black foi o ponto de partida para o Black Creators Matter, uma plataforma educacional e de networking para conteúdo negro. “Eu quero que eles sejam as melhores versões deles mesmos. Eu adoro conversar com eles e acompanhar as jornadas, vê-los crescendo”, afirmou.
Um desses creators é Ufuah, que começou a criar conteúdo online em 2013, incluindo esquetes cômicos, vlogs de viagens, peças motivacionais. Ele foi intimidado quando iniciou seu canal no YouTube na escola e acabou desanimando.
Alguns anos depois, com o TikTok ele retomou a produção e não parou mais. “Quando o TikTok eu nunca pensei que me beneficiaria de alguma forma, apenas comecei a fazer vídeos. E começou: 100 seguidores, três mil, 100 mil e crescendo. Aí pensei que também poderia ser uma plataforma para mim. TikTok isso é para todo mundo, tem todo tipo de conteúdo de todo mundo”, diz.
Segundo ele, as ideias apenas aparecem e coloca em produção pensando que alguém pode se identificar com o material. “Entre as dicas que eu daria estão: ser consistente com propósito, não fazer vídeos só por fazer, mas fazer com estratégia, porque as pessoas sempre buscam histórias e entretenimento; e a outra é ‘não desista’. Se pensar em desistir, dê um tempo e volte com a mente descansada”, conta.
No fim, Audrey destacou parte do conceito e do objetivo da Black Creators Matter. “Mudando percepções, sendo a exceção, corrigindo preconceitos, representando nossas nações. Unindo nossas vozes, abraçando nossas escolhas, usando nossos aparelhos. Para sermos vistos por quem somos e sermos ouvidos em lugares distantes. Nossas histórias serão contadas.”
A segunda edição online do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade termina na sexta (23). PROPMARK separou algumas das apresentações essenciais que ocorrerão durante o evento 100% gratuito.