Fundadores renunciam e RIM troca comando
A RIM (Research in Motion) nomeou Throsten Heins como novo executivo-chefe nesta terça-feira (24), após os fundadores da companhia, Mike Lazaridis e Jim Balsille, renunciarem ao comando da empresa por meio de comunicado oficial no último domingo. A fabricante da família de smartphones Blackberry vive um mau momento no mercado e suas ações caíram mais de 6% na segunda-feira, após o anúncio da troca de comando.
Em conferência com o mercado, o novo executivo, que deixou a Siemens em 2007, afirmou que não irá propor mudanças “sísmicas”na companhia, que voltou a perder mercado nos Estados Unidos – saiu de 19,7% de market share em agosto de 2011 para 16,6% em 2012. O mercado norte-americano deve ser o foco da nova empreitada da RIM, que tem sofrido com a concorrência de iPhones e aparelhos equipados com o sistema Google Android. Uma das prioridades de Heins no comando da empresa é nomear um novo diretor de marketing para os EUA.
Lazaridis e Balsille não abandonam totalmente a empresa que fundaram em 1985 e ainda integram o conselho de direção. No mercado financeiro, existe o rumor de que a RIM seja alvo de uma abordagem para aquisição, tendo a Samsung entre os principais players interessados. Entretanto, a fabricante refutou a possibilidade.