Futebol brasileiro soma dois milhões de fãs no Tik Tok

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Uma das redes sociais que mais crescem mundo afora, principalmente entre os mais jovens, o Tik Tok é o novo ponto de encontro dos torcedores do futebol brasileiro no digital. Segundo levantamento do Ibope Repucom, 32 dos 50 maiores clubes nacionais criam conteúdos para a plataforma de vídeos curtos atualmente. O Flamengo lidera o ranking com pouco mais de um milhão de fãs, seguido por Corinthians (270 mil) e São Paulo (149 mil). Diante da popularidade da rede social, a consultoria passa a contabilizá-la em sua pesquisa mensal sobre o desempenho dos clubes em ambiente digital.

Flamengo soma um milhão de fãs em seu perfil no Tik Tok – FOTO: Divulgação/Flamengo

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Ao todo, os 50 clubes somam 1,9 milhão de inscrições em suas contas oficiais no Tik Tok até dia 1º de junho. Alguns times da Série B também têm bom desempenho na rede social. O Cruzeiro, por exemplo, soma 101.800 fãs, à frente do Santos, com 35 mil. Chama a atenção a não presença do Palmeiras na plataforma. O clube é o quarto maior do Brasil em ambiente digital, com pouco mais de 11 milhões de inscritos. “As características do Tik Tok se apresentam como oportunidades para o desenvolvimento dos clubes em frentes consideradas desafiadoras: a construção e a fidelização de uma base jovem de torcedores, a efetiva exploração do prestígio dos atletas como força de influência e a expansão e internacionalização de suas marcas, sobretudo no mercado asiático e chinês (onde as demais plataformas sociais não possuem presença)”, explica José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.

Retomada

Partida de Manchester City x Arsenal, na quarta (17) marca o retorno da Premier League – FOTO: Reprodução/Instagram

Depois de um hiato de mais de três meses sem jogos devido à pandemia da Covid-19, a Premier League anunciou seu retorno para a próxima quarta-feira (17). As disputas entre Sheffield United x Aston Villa e Manchester City x Arsenal poderão ser acompanhadas no Brasil pelos canais ESPN e também no digital pelo serviço de streaming DAZN. O Campeonato Inglês seguirá os protocolos da Bundesliga, torneio alemão que retomou as atividades em 16 de maio. A entrada no estádio será limitada a 300 pessoas, inclusos os jogadores, equipe técnica e profissionais da imprensa. Ainda não há previsão para a abertura dos portões aos torcedores. A marca de snacks Cadbury, Coca-Cola, Barclays e Budweiser são os patrocinadores oficiais da liga inglesa.

Play
A Pesquisa Game Brasil 2020 revelou que o mercado tem se fortalecido no país. O público cresceu 7,1% em relação ao ano anterior, sendo os adultos de 25 a 34 anos a principal faixa etária (33,6% do total). O levantamento também apontou as marcas preferidas pelos gamers em diversas categorias, evidenciando oportunidades para ativações. Entre os snacks, por exemplo, figuram Ruffles, Doritos e Cheetos, respectivamente. No segmento telefonia, destaque para Vivo, Claro e TIM. Entre os refrigerantes, Guaraná, Coca-Cola e Fanta.

Inovação
O retorno dos jogos da LaLiga na semana passada foi marcado por novos recursos tecnológicos durante as transmissões. A organização do Campeonato Espanhol preparou um áudio de torcedores recriado digitalmente, além da virtualização das arquibancadas e novos ângulos de câmera, num momento em que as partidas estão sendo feitas sem a presença do público.

Estádio San Mamés, sem público, durante retomada da LaLiga na Espanha

Para essas transmissões, as arquibancadas estão sendo virtualizadas com imagens em escala de torcedores sentados, usando as cores do clube em casa. Já o áudio ficou por conta de uma parceria com EA Sports FIFA. No projeto Sounds of the Stands, a biblioteca de áudio gravada em estádios reais foi usada e adaptada para ser inserida em tempo real de acordo com o fluxo do jogo, em momentos como um gol ou falta, por exemplo. A LaLiga é transmitida pelos canais ESPN e Fox Sports no Brasil.

Correria

O calendário de lançamentos da Asics não sofreu impactos com a pandemia da Covid-19. A marca apresenta neste sábado (13) o modelo Novablast. Pela primeira vez na história, a companhia esportiva faz o kickoff em uma transmissão ao vivo. A partir das 11h, no canal da marca no YouTube e no Instagram @asicsbrasil, os consumidores poderão participar de um treino em casa, com o educador Armando Marchezani. O DJ Dre Guazzelli foi convidado para tocar durante o evento. O calçado voltado para a nova geração de corredores é ideal para quem busca desempenho, mas também design e diversão