Futebol brasileiro soma dois milhões de fãs no Tik Tok
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Uma das redes sociais que mais crescem mundo afora, principalmente entre os mais jovens, o Tik Tok é o novo ponto de encontro dos torcedores do futebol brasileiro no digital. Segundo levantamento do Ibope Repucom, 32 dos 50 maiores clubes nacionais criam conteúdos para a plataforma de vídeos curtos atualmente. O Flamengo lidera o ranking com pouco mais de um milhão de fãs, seguido por Corinthians (270 mil) e São Paulo (149 mil). Diante da popularidade da rede social, a consultoria passa a contabilizá-la em sua pesquisa mensal sobre o desempenho dos clubes em ambiente digital.
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Ao todo, os 50 clubes somam 1,9 milhão de inscrições em suas contas oficiais no Tik Tok até dia 1º de junho. Alguns times da Série B também têm bom desempenho na rede social. O Cruzeiro, por exemplo, soma 101.800 fãs, à frente do Santos, com 35 mil. Chama a atenção a não presença do Palmeiras na plataforma. O clube é o quarto maior do Brasil em ambiente digital, com pouco mais de 11 milhões de inscritos. “As características do Tik Tok se apresentam como oportunidades para o desenvolvimento dos clubes em frentes consideradas desafiadoras: a construção e a fidelização de uma base jovem de torcedores, a efetiva exploração do prestígio dos atletas como força de influência e a expansão e internacionalização de suas marcas, sobretudo no mercado asiático e chinês (onde as demais plataformas sociais não possuem presença)”, explica José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.
Retomada
Depois de um hiato de mais de três meses sem jogos devido à pandemia da Covid-19, a Premier League anunciou seu retorno para a próxima quarta-feira (17). As disputas entre Sheffield United x Aston Villa e Manchester City x Arsenal poderão ser acompanhadas no Brasil pelos canais ESPN e também no digital pelo serviço de streaming DAZN. O Campeonato Inglês seguirá os protocolos da Bundesliga, torneio alemão que retomou as atividades em 16 de maio. A entrada no estádio será limitada a 300 pessoas, inclusos os jogadores, equipe técnica e profissionais da imprensa. Ainda não há previsão para a abertura dos portões aos torcedores. A marca de snacks Cadbury, Coca-Cola, Barclays e Budweiser são os patrocinadores oficiais da liga inglesa.
Play
A Pesquisa Game Brasil 2020 revelou que o mercado tem se fortalecido no país. O público cresceu 7,1% em relação ao ano anterior, sendo os adultos de 25 a 34 anos a principal faixa etária (33,6% do total). O levantamento também apontou as marcas preferidas pelos gamers em diversas categorias, evidenciando oportunidades para ativações. Entre os snacks, por exemplo, figuram Ruffles, Doritos e Cheetos, respectivamente. No segmento telefonia, destaque para Vivo, Claro e TIM. Entre os refrigerantes, Guaraná, Coca-Cola e Fanta.
Inovação
O retorno dos jogos da LaLiga na semana passada foi marcado por novos recursos tecnológicos durante as transmissões. A organização do Campeonato Espanhol preparou um áudio de torcedores recriado digitalmente, além da virtualização das arquibancadas e novos ângulos de câmera, num momento em que as partidas estão sendo feitas sem a presença do público.
Para essas transmissões, as arquibancadas estão sendo virtualizadas com imagens em escala de torcedores sentados, usando as cores do clube em casa. Já o áudio ficou por conta de uma parceria com EA Sports FIFA. No projeto Sounds of the Stands, a biblioteca de áudio gravada em estádios reais foi usada e adaptada para ser inserida em tempo real de acordo com o fluxo do jogo, em momentos como um gol ou falta, por exemplo. A LaLiga é transmitida pelos canais ESPN e Fox Sports no Brasil.
Correria
O calendário de lançamentos da Asics não sofreu impactos com a pandemia da Covid-19. A marca apresenta neste sábado (13) o modelo Novablast. Pela primeira vez na história, a companhia esportiva faz o kickoff em uma transmissão ao vivo. A partir das 11h, no canal da marca no YouTube e no Instagram @asicsbrasil, os consumidores poderão participar de um treino em casa, com o educador Armando Marchezani. O DJ Dre Guazzelli foi convidado para tocar durante o evento. O calçado voltado para a nova geração de corredores é ideal para quem busca desempenho, mas também design e diversão