Futebol brasileiro tem aumento de 28% no patrocínio de uniformes

O balanço do ano de 2018 termina positivo para os 20 clubes que integram a série A do futebol brasileiro. Pelo menos do ponto de vista de patrocínios de uniformes, as equipes tiveram crescimento de 28% de investimentos em relação a 2017, totalizando 111 anunciantes.

Divulgação/ Palmeiras

Instituições financeiras despontam entre as marcas anunciantes

Segundo levantamento do Ibope Repucom, os segmentos imobiliário, construção e acabamentos, financeiro e de alimentos despontam no ranking, a exemplo do que vem acontecendo nos anos anteriores. Na modalidade máster do uniforme, com a logomarca no peito da camisa, as empresas do segmento financeiro dominaram o cenário, presente em 18 dos 20 clubes ao longo de 2018.

A Caixa Econômica Federal segue como líder, patrocinando 12 dos 20 clubes avaliados. O número evidencia a dependência do futebol aos investimentos públicos. Além da Caixa, o Banrisul também disputa o principal espaço, ao lado da Crefisa e Aurora.

Formatos em crescimento
Fora do nicho de empresas e formatos tradicionais, despontam as companhias de tecnologia e aplicativos. De olho em modalidades menos visadas e com valores mais acessíveis, marcas como Uber tem ganhado mais espaço. É o caso do patrocínio a numeração das camisas. E a marca iPlace, com o patrocínio da frente superior das camisas.

Entre as marcas fornecedoras de material esportivo, companhias brasileiras se destacaram em 2018. As duas marcas estão presentes em 10 times, como Grêmio, Santos, Botafogo. As marcas globais Adidas e Nike, no entanto, despontam entre os times mais tradicionais, como Corinthians (Nike), Flamengo (Adidas), Palmeiras (Adidas) e São Paulo (Adidas).