Futebol é líder de audiência esportiva nas Smart TVs Samsung no Brasil
Estudo recente da Samsung Ads aponta os esportes mais populares entre os brasileiros
O futebol continua sendo a modalidade esportiva mais assistida nas Smart TVs Samsung em todo o Brasil, consolidando-se como a principal escolha dos fãs de esportes, segundo um estudo recente da Samsung Ads. A pesquisa, realizada com a base ativa e conectada da marca no país aponta que o esporte mais popular entre os brasileiros se destaca entre os chamados "Sports Lovers", sendo seguido por automobilismo, vôlei, basquete e skate.
Com a temporada esportiva de 2025 repleta de grandes competições, como os estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial da FIFA, além de torneios de tênis, vôlei, basquete e Fórmula 1, a análise revelou que o esporte está entre os três gêneros mais consumidos nas Smart TVs da marca, atrás apenas de notícias e novelas. Além disso, o estudo da Samsung Ads comprova dados recentes da Comscore, que indicam que eventos esportivos são um dos principais fatores que levam o público a assinar serviços de streaming.
Audiência esportiva engajada
A Samsung Ads destaca que sua base esportiva é diversa e conectada, com mais de 7 milhões de dispositivos ativos consumindo esportes regularmente, o que representa um universo de mais de 28 milhões de consumidores interessados não apenas em conteúdos esportivos, mas também em produtos e serviços relacionados.
Futebol como preferência nacional
O levantamento revela que os jogos mais assistidos nos últimos meses incluíram duelos como Botafogo x São Paulo, Atlético-MG x Botafogo e Atlético-MG x Flamengo. A região Sudeste lidera o consumo de futebol no país, seguida pelo Nordeste e pelo Sul. Além de assistir ao esporte, os fãs de futebol também são heavy consumers de entretenimento, consumindo filmes e séries de ação, aventura, comédia e romance.
Os dados também mostram que os torcedores têm hábitos de consumo bem definidos: preferem assistir aos jogos acompanhados de petiscos como bolachas, chocolates e doces, além de bebidas como café, suco ou refrigerante. No estilo de vida, costumam praticar esportes, especialmente futebol, caminhada e corrida, e apreciam churrascos e viagens à praia.
Esportes em ascensão
Além do futebol, o automobilismo, impulsionado pela Fórmula 1, tem conquistado uma audiência fiel. Grandes eventos como o GP de São Paulo, do Canadá e da Cidade do México registraram altos índices de audiência nas Smart TVs Samsung, com destaque para espectadores das regiões Sudeste e Sul. Os fãs desse esporte também demonstram interesse por filmes e séries de ação, sci-fi e dramas policiais, além de apreciarem queijos, chocolates e energéticos.
O vôlei também mantém uma base sólida de fãs, com partidas da seleção feminina, como Brasil x Japão e França x Sérvia, sendo as mais assistidas. Já o basquete tem conquistado cada vez mais o público jovem, com destaque para confrontos como França x Brasil e Boston Celtics x Dallas Mavericks. O skate e o tênis, por sua vez, vêm registrando crescimento, impulsionados por eventos como o Super Crown São Paulo e torneios de Roland Garros.
Esportes e publicidade
A relação entre esporte e publicidade nas CTVs se fortalece, conforme mostram dados recentes da Comscore. O levantamento aponta que 58% dos espectadores se recordam dos anúncios exibidos antes dos conteúdos esportivos, enquanto 31% buscam mais informações sobre os produtos anunciados e 17% realizam compras influenciadas pela publicidade vista durante o evento.
O estudo evidencia que, em um cenário cada vez mais digital, o consumo de esportes via Smart TVs continua crescendo, se tornando um ambiente estratégico para marcas que buscam engajamento e conversão junto a uma audiência conectada e receptiva.