'Futebol foi um divisor de águas na Record'

Alarico Naves detalha o plano da emissora com a volta do Campeonato Brasileiro à programação

“Você pode cravar que o futebol tem sido o divisor de águas na Record”. A frase é de Alarico Naves, superintendente-comercial multiplataforma da Record, que comemora o atual e ótimo momento da emissora.

O motivo, claro, é o futebol. Primeiro foi o Paulistão e, agora, o Campeonato Brasileiro. “As marcas comemoram com a gente os resultados, as entregas, sobretudo sob o viés da criatividade”, disse o executivo.

Futebol
A mudança do futebol é tão grande que mudou tudo na emissora. Mudou a percepção, mudou a procura, a demanda do próprio anunciante e planejamento, porque você vende com antecedência. E, depois, você pensa em como aprimorar as entregas, você fica mais no nível da criatividade. E futebol já trouxe o Paulistão, que vem se consolidando ano a ano, mas o Santos sempre patinava em algumas audiências. Até que, neste ano, chegou o Neymar, que a gente não esperava. Então, o que não era perfeito ficou perfeito. Além disso, tivemos uma grata surpresa das audiências, que colocou para cima as expectativas para o Campeonato Brasileiro.

‘Casa do Paulistão’
Já viramos, até porque já faz tempo. Hoje, já preocupa os concorrentes porque criou-se um buraco ali. A própria Globo não imaginava que a bateríamos por 26 pontos a cinco. Não sei se você sabe, mas a nossa maior audiência do ano no Brasil é do Paulistão.

Vibração do mercado
Antes era aquela desconfiança e agora virou uma vibração. As marcas comemoram com a gente, principalmente o que estamos fazendo de diferente, sobretudo do ponto de vista da criatividade. Na semana passada, fizemos a troca da cor do Mercado Livre, em uma ação da marca. Nós trocamos a cor da bancada, o Cleber Machado trocou a roupa. E aquilo é ao vivo, pulsa diferente. As marcas estão gostando, e isso é o que eu mais gosto.

Alarico Naves, superintendente-comercial multiplataforma da Record (Alê Oliveira)

Cabe mais?
Como eu brinquei no podcast que fiz com o Cleber Machado, é um absurdo ficar passando gols no intervalo, que daria para colocar mais uma marca (risos). Mas é possível entrar com uma telefonia, alimentos ou com laboratório. São os únicos segmentos que ainda podem entrar.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 26 de maio de 2025