Futebol ganha força como plataforma de comunicação

O início da Copa das Confederações 2013 e a atmosfera festiva causada pela proximidade da Copa do Mundo 2014 tornaram o futebol uma ferramenta para as empresas explorarem o relacionamento com seus clientes. Especializada nesse segmento, a Futebol Experience acredita que a modernização dos estádios de todo o país ajudará a fomentar os negócios dessa área, tornando o esporte uma peça-chave em estratégias de comunicação.

A empresa dos sócios Rafael Moraes e Pedro Pugliese atua desde 2006 neste segmento. Com experiência em marketing de relacionamento, a dupla, apaixonada por futebol, viu no fanatismo do brasileiro pelo esporte uma oportunidade para engajar empresas e clientes, transformando a paixão nacional em uma ferramenta de comunicação.

“Reparamos o quanto o futebol aproximava as pessoas e tivemos a ideia de que essa emoção poderia ser uma ferramenta interessante para as empresas levarem seus clientes para os estádios e melhorarem o relacionamento com eles. As pessoas lembram com carinho de quem  lhes proporciona momentos inesquecíveis”, conta Moraes.

Os serviços oferecidos pela Futebol Experience são unicamente baseados no futebol. A agência analisa o público-alvo e o divide em subgrupos de acordo com o nível de engajamento de cada indivíduo com o esporte. A partir daí, a equipe desenvolve experiências que se enquadram nas preferências desde o torcedor fanático àquele que poucas vezes foi ao estádio.

A recente onda de reformas realizadas em estádios – que serão usados nas copas ou não – deve abrir portas para o trabalho da Futebol Experience, uma vez que essas mudanças consistem também na inclusão de equipamentos de alta tecnologia que possibilitam ações, como telões e sistema de som, como já ocorreu em uma operação recente, realizada em uma arena recém-reformada que recebeu uma partida do Campeo-

nato Brasileiro. “A ideia é criar esse tipo de experiência de engajamento do torcedor para que o estádio seja mais atrativo como entretenimento e fazer com que mesmo os não fanáticos frequentem os jogos”, diz Moraes.

Segundo ele, a Futebol Experience “entende as arenas como uma grande plataforma de comunicação” e quer mostrar às companhias que elas oferecem oportunidades para ações de relacionamento e publicidade com um poder de engajamento maior que as demais mídias, uma vez que mexem com a paixão do brasileiro. Os esforços dos sócios concentram-se em fazer com que essa utilização se dê por um preço competitivo e acessível a empresas médias e que o futebol tenha espaço reservado quando empresários contratam agências para elaborar um plano de comunicação.

As competições da Fifa e as Olimpíadas Rio 2016 devem contribuir com esse processo, mas o objetivo da empresa é fazer deste um hábito, e não uma prática comum apenas nos próximos meses. “Esse segmento está especialmente aquecido neste ano, todo mundo está preocupado em acompanhar esse momento esportivo no Brasil. Claro que estamos envolvidos em várias ações de hospitalidade na Copa do Mundo, mas o principal foco é conseguir criar narrativas e estratégias de comunicação para as empresas perceberem que o futebol tem que ser uma plataforma contínua, independentemente das copas”, finaliza.