Um “livro não livro”. Assim Hélio de Carvalho e Cesar Hirata, respectivamente ceo e cco, além de sócios da FutureBrand, definem o projeto “Do presente pra frente – FutureBrand São Paulo, Brasil e Branding”, lançado na noite desta segunda-feira (5) em evento na Livraria da Vila, na capital paulista. e autoria do jornalista Marcelo Rezende, a obra aposta na linguagem simples e direta e no projeto editorial atrativo, uma combinação capaz de atrair todo tipo de leitor e não apenas profissionais relacionados às áreas de design, arquitetura ou publicidade. “Não queríamos que o livro tivesse aquele caráter comemorativo antiquado, tão comum a obras do gênero. Este não é um projeto que comemora apenas os dez anos da FutureBrand no Brasil. É uma celebração mais ampla, feita para relembrar cases muito bem feitos e estreitar as relações entre os consumidores e as marcas que eles tanto valorizam”, explica Hélio. “Trabalhar com marcas é essencialmente trabalhar com pessoas”, complementa Marcelo.
Presente no país desde 2002, a FutureBrand atualmente possui mais de 100 colaboradores que atuam junto a cerca de 50 clientes, auxiliando na construção de marcas como Pão de Açúcar, Taeq, Alpino, Nescau, O Boticário e Medley. Todas essas estão entre as dez representantes analisadas no livro, que demorou aproximadamente um ano para ser finalizado. “Escolhemos essas marcas por conta da sua complexidade e capacidade de impacto. Elas surgiram naturalmente na lembrança, foi uma relevância automática do case”, contou César.
Ao folhear as coloridas páginas do projeto, que segue linguagem alinear e icônica, é difícil não traçar laços de identificação. Mais de 50 personagens foram entrevistados para a composição dos textos, gente que convive diariamente com o conceito de branding e gente das mais variadas profissões, consumidores comuns, que usam determinado azeite por influência da avó ou consomem o mesmo chocolate da infância pela sensação nostálgica que essa compra desperta.
Cenário de consumo
Os acontecimentos históricos mais relevantes do Brasil também são lembrados no livro, que traça um panorama do cenário do consumo no país tendo por base o contexto econômico, político e cultural das últimas décadas. “Atualmente, as pessoas esperam por marcas mais abertas, mais vivas. É claro que não podemos deixar de lado a influência das redes sociais, que ajudaram a estreitar as relações entre consumidores e rótulos. O consumidor tem muito mais poder hoje em dia, se comparado ao passado”, salienta Hélio de Carvalho. “Do presente pra frente” ainda destaca como as mulheres colaboraram para uma mudança estrutural na sociedade de consumo e aponta quando o país passou a fazer parte de um movimento global de mudança no comportamento.