Analisando os dados levantados por Luiz Fernando Garcia, da ESPM, durante pesquisa apresentada na comissão “O futuro da profisão”, integrante do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, Paulo Zoega, sócio-fundador da QG Propaganda, destacou que o mercado e o meio acadêmico tem vetores voltados ao mesmo caminho, porém, com dinâmicas distintas. “Enquanto o mercado está tentando implementar inovação e experimentação diariamente, o meio acadêmico se mostra mais baseado em modelos consolidados. Acho que temos que aproximar esses dois movimentos, sabendo, porém, que eles nunca andarão juntos nesse sentido”, ressaltou Zoega.

João Livi, diretor executivo de criação da Talent, ressaltou que o papel das empresas também é fundamental na formação pós-acadêmica dos profissionais, bem como no oferecimento de condições que os mantenham dedicados. “As pessoas não querem mais um simples emprego, mas sim a possibilidade de empreender, fazer coisas. As empresas devem oferecer isso de alguma forma, estimular as ideias e a capacidade desses profissionais”, salientou Livi.