Gabriela Borges avalia que proatividade e resiliência são essenciais na carreira
Em abril do ano passado, Gabriela Borges assumiu o posto de presidente da Publicis Brasil
Graduada em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, foi na época dos estágios que Gabriela Borges se apaixonou pelo mundo das agências de publicidade, mais especificamente na Zero 11. Como estagiária, foi para área de atendimento, e como no fim de seu contrato não tinha vaga de efetivação, os donos da empresa decidiram puxá-la para um cargo de assistente. De lá, surgiu uma vaga em tráfego e, assim, iniciou-se sua carreira profissional.
Para Gabriela, essa passagem foi essencial para sua formação, pois conseguiu obter muita experiência. “Eu acho que passar pelo tráfego de uma agência foi uma parte determinante da minha carreira. Você vive em todas as áreas, tem de aprender sobre a produção, sobre a criação, sobre o planejamento, enfim, sobre tudo”, recorda.
Já inserida no mercado de trabalho, e com bagagem no setor de atendimento, a executiva foi chamada para trabalhar na Publicis Brasil.
Com essa movimentação, iniciou sua trajetória com a agência na qual é presidente desde abril de 2024. “Eu estava com 30 anos e pensei ‘ou eu faço essa virada agora ou não faço mais’. E foi assim que aceitei o desafio, sempre à frente da área de negócios, que é a minha paixão. E aí, agora estou aqui, onde estou”, relata.
Hoje, a agência presidida por Gabriela tem um time majoritariamente feminino. A líder aconselha seus colegas de posição: “O que para você precisa para criar ambientes seguros? Você precisa olhar para essas questões. E você precisa promover liderança feminina. Se você não tem liderança feminina, mulheres não se enxergam.”
Leia a matéria completa na edição do propmark de 10 de março de 2025