Gad desenvolve estratégia para posicionar o café solúvel brasileiro
Para reforçar o potencial de qualidade, variedade e tecnologia do café solúvel brasileiro, a consultoria Gad’ desenvolveu uma marca setorial para produto, para ser usada no mercado interno e, especialmente, no exterior. O projeto foi desenvolvido para a Abics (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel).
Com o mote “Explore&Enjoy”, o conceito da marca tem como essência promover a experiência de consumo do produto, mostrando a variedade de processos produtivos e de tipos de grãos de café presentes no Brasil e a riqueza de possibilidades no uso em receitas. Um selo vai estampar as embalagens do produto exportados, assegurando a origem e qualidade.
A marca ganhou também uma versão em português – “Crie&Curta” – para aplicações no mercado interno. O projeto do Gad’ foi desenvolvido em quatro meses e incluiu o diagnóstico, estratégia e identidade da marca.
“A força da estratégia está em demonstrar a variedade de processos, grãos e possibilidades de receitas, destacando a criatividade que permite explorar diversos usos, de sobremesas a drinques. Ressaltamos também os atributos de versatilidade, força e presença do sabor”, destaca Luciano Deos, presidente do Gad’.
O principal enfoque de divulgação é internacional, em eventos, degustações em embaixadas brasileiras e apresentações do produto em feiras de bebidas e café. O projeto é patrocinado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
O café solúvel é o 12º produto do agronegócio mais exportado pelo país. A produção está concentrada em seis grandes players do setor (Nestlé, Café Iguaçu, Cacique, Campinho, Real Café e Cocam). Os principais diferenciais em relação a novos produtores, como México e Vitenã, são: força comercial estabelecida, compromisso de qualidade de fornecimento, entrega e qualidade do produto.
Além da variedade, o Brasil tem todos os tipos de grãos e tecnologias de produção do solúvel. Os maiores mercados do mundo no consumo do produto são Rússia , Estados Unidos, a União Europeia , Japão e Coreia.