Gafisa cria estratégias e dribla crise
Para a incorporadora e construtora Gafisa este ano foi marcado por grandes mudanças, tanto econômicas quanto políticas, como nos hábitos de consumo. Os impactos da inflação e as notícias de insegurança governamental, que afetaram o bolso brasileiro, fizeram com que o mercado imobiliário recuasse seus investimentos para driblar a crise. Planejar estratégias que amenizassem a insegurança de quem está em busca do imóvel próprio, se fez necessário, mostrando que as oportunidades passaram a ser vistas como diferencial para a decisão da compra. Essas ações renderam à empresa quatro prêmios no Marketing Best 2015.
O conceito “sharing economy”, comum em outros países e em diversos segmentos, começou a ser introduzido no Brasil e, no setor imobiliário, propagado pela Gafisa, que investe pesado no projeto “Home and Share” para levar a seus consumidores a experiência de viver em condomínios mais práticos, econômicos e feitos para serem compartilhados. Com isso, além dos tradicionais espaços compartilhados de um condomínio, como piscina, academia e playground, estão inclusos nessa conta espaços como car & bike share, onde carros e bicicletas estão disponíveis para os moradores utilizarem quando necessário e work & share, um espaço totalmente desenhado para que os moradores possam trabalhar e fazer reuniões, além de outras facilidades.
E não é só no quesito espaço que a Gafisa inovou no “Home and Share”. A construtora lançou também o primeiro aplicativo de comunicação para moradores de um mesmo condomínio, o app & share, disponível para Android e iOS, que permite aos moradores manterem contato de forma mais prática e aos administradores, um jeito para enviar comunicados de modo mais eficiente.
Este ano, a Gafisa realizou três lançamentos com esse conceito e todos tiveram 30% de vendas já no primeiro mês. Segundo os clientes, o conceito diferenciado foi determinante na hora de efetuarem a compra. Uma parceria com o “Gafisa e Circo dos Sonhos” foi outra iniciativa que garantiu à empresa um dos prêmios. O projeto se tornou um aliado da marca, proporcionando bons momentos à família com oportunidades para projetar seu futuro ao lado dela, mesmo que seja a médio e a longo prazo. O Circo dos Sonhos, que tem Marcos Frota como embaixador, em parceria com a Gafisa, levou um espetáculo com mais de 80 profissionais, incluindo 30 artistas brasileiros, a uma região estratégica para a empresa. Foi criada, assim, identidade com o terreno, reunindo famílias da Zona Sul e resgatando suas origens com a ida ao circo e, em paralelo, conhecerem o empreendedorismo Gafisa Square Santo Amaro.
Durante as sessões, vídeos institucionais e um estande dentro área de alimentação do circo foram responsáveis pela imersão do público no ambiente da marca. Ao sair do espetáculo, os presentes foram impactados por equipes de vendas para atender e conduzir as famílias até o apartamento decorado. Em paralelo, foram programadas ações sociais em escolas públicas da região, com sessões matinês exclusivas para as famílias carentes.
Os números desta ação foram bem relevantes, já que passaram pelo terreno do empreendimento mais de 46 mil pessoas. A partir de uma pesquisa institucional, cerca de 88% dos entrevistados acreditam que a ação agregou valor à marca. Além disso, a companhia esteve presente em diversas mídias e veículos de massa. Houve um salto expressivo em relação à visitação do estande e ao resultado de vendas, com 42 negociações durante o período do Circo dos Sonhos, que foram de três meses, somando 50% de aumento.
Outro destaque premiado no Marketing Best foi o case “Gafisa no Pedaço”. Atento aos consumidores que estão conectados, o “Gafisa no Pedaço” é uma ferramenta do programa Viver Bem, no qual apresenta os melhores serviços do bairro novo, começando com uma pizza no dia da mudança. Com isso, a marca buscou fidelizar clientes, divulgando as vantagens e diferenciais da companhia.
A ação é realizada em alguns empreendimentos selecionados à critério da Gafisa, criando uma régua de relacionamento com oito pontos de contato, até o dia oficial da mudança. O Kit Gafisa no Pedaço tem parceria com a Red Bull, dando energia extra para o momento. O voucher para solicitar pizza é enviado via SMS para o novo morador, com informações sobre a pizzaria que atende o empreendimento.
Com essa iniciativa, a Gafisa transformou o Portal Viver Bem em uma plataforma de relacionamento inovador e inédito com seus clientes. Foram mais de três mil pessoas impactadas com essa ação, trazendo um retorno positivo também para os parceiros envolvidos.
Por fim, o case Preview 067 Hermann Jr. – Casa Cor 2015 ganhou destaque por levar o primeiro decorado em tamanho real (286 metros quadrados) para dentro da Casa Cor 2015. Com decoração assinada por Cilene Monteiro Lupi, com curadoria de arte da Hubb Projetos, o espaço foi construído em 216 horas, 18 dias e 80 profissionais trabalhando simultaneamente. Destinada a um público premium, a ação quis projetar o espaço real, mostrando inclusive a vista 180 graus que o apartamento tem da cidade. Para isso, a marca fotografou todas as alturas do prédio em várias horas do dia, para a montagem de uma projeção mapeada que mostrasse a sensação real de estar no espaço. A ação teve visibilidade por mais de 100 mil pessoas e metade do seu prédio comercializado nos primeiros meses.