Game XP aposta em experiências interativas para toda a família
Segunda edição da Game XP espera reunir 100 mil pessoas em quatro dias
Os apaixonados por jogos eletrônicos, definitivamente, possuem um evento para chamar de seu. A segunda edição da Game XP, que acontece até o dia 28 de julho, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, conseguiu reunir campeonatos, palestras de tecnologia e até mesmo um parque de diversões com seus personagens favoritos em um só lugar. A ideia do evento é atrair a galera que curte jogos – sejam eles digitais ou analógicos – para participarem de diversas atrações e experiências interativas com a ideia de mesclar o mundo físico e virtual.
Para Roberta Coelho, CEO da GameXP, o grande desafio do evento foi criar atividades para toda a família, afinal, essa é uma indústria que atinge todas as idades. “Queremos que as pessoas vivam o mundo dos games de uma forma diferente. Nas arenas você vai encontrar o hardcore player, que são aqueles que acompanham os campeonatos profissionais, a presença de empresas do setor, que falam com o mainstreaming para apresentar os lançamentos, e do lado de fora, ao ar livre, a gente brinca que os games saem das telas e vão para a vida real. Então, trouxemos um parque temático inspirado no mundo dos games que é diversão para toda a família”, comenta.
Visitantes não desgrudam os olhos das telas
Ainda segundo Roberta, o evento, que contou com o dobro de investimento do ano passado e é realizado pela CCXP, Grupo Globo e Rock in Rio, ganhou novas proporções este ano. “A segunda edição chega 60% maior em termos de espaço. Além disso, duplicamos o número de atrações e expandimos nosso atendimento em mais duas horas por dia. Olhamos tudo aquilo que teve uma boa aceitação no ano passado e melhoramos. A nossa expectativa é receber 25 mil pessoas por dia”, diz.
Outra novidade foi a presença da música através da chegada do Palco Gênesis, que realizou quatro shows por dia. No line up artistas como IZA, Anavitória, Projota, Mano Brown, DJ Myst, Cat Dealers, Zeeba, Banda Boogie Naipe, entre outros, agitaram a área externa da Game XP.
“Depois de muito avaliar chegamos a conclusão de que música e games tem um feat quase perfeito. Em 2017 testamos isso no Rock in Rio ao trazer um bairro de games. O sucesso foi tão absoluto que resolvemos dar vida aquele bairro e, assim, a Game XP ganhou voo solo com periodicidade anual. A música está em nosso DNA, então, nada mais justo do que trazer ela para dentro do evento. Além dos shows, todos os dias encerramos as nossas atividades com a GameXP Sinfônica tocando músicas de videogames com um show de fogos de artifício. É um evento mais robusto e a experiência é o nosso foco principal”, revela Roberta.
Diversos shows animam os quatro dias de evento
O que não podemos esquecer é que esta também é uma indústria bilionária. Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o mercado brasileiro de jogos eletrônicos mais que dobrou de tamanho nos últimos quatro anos. O país atualmente ocupa a 13ª posição no setor global de games, que tem expectativa de gastos de cerca de US$ 1,5 bilhão.
De olho nisso, estão as marcas que apostam alto neste mercado. A Oi, parceria da Game XP desde a época do Rock in Rio, continua com o seu patrocínio master ao evento. Já Banco do Brasil, Amazon Prime Video, Guaraná Antarctica e Nescau são os patrocinadores desta segunda edição que também conta com diversos outros apoiadores como Riachuelo, Samsung, Cup Noodles, Heineken, entre outros.
“Em 2018 criamos o conceito de Game Park, que é essa mistura de eSports, game play e parque de diversões, então, tínhamos o desafio de explicar este conceito para as marcas. Este ano foi diferente, pois a gente já tinha imagens de tudo isso. É muito bacana ver marcas como Nescau, que fala dos esportes tradicionais, presente neste universo dos games. Ou seja, as marcas entenderam a ideia de que temos diversão para toda a família e elas fizeram ativações incríveis. Estou super orgulhosa”, ressalta Roberta.
Nescau aposta na integração dos esportes
Um mundo de experiências
Com ativações que unem tecnologia e movimento, Nescau, achocolatado que pertence a Nestlé, realiza a sua primeira participação na Game XP. Em seu espaço principal a marca trouxe o jogo Thunder Space, onde duas equipes em bikes estáticas competem para encher o raio de Nescau de energia.
“Nescau tem o esporte em seu DNA. Acreditamos que há coisas que só o esporte ensina. Entramos na Game XP combinando tecnologia e esporte, pois não dá para negar que a tecnologia também vai trazer influências e mudar o universo esportivo. Aproveitamos a nossa participação para lançar o ‘Nescau Max’, bebida sem açúcar para o jovem que deseja uma alimentação mais balanceada”, diz Rodrigo Lopes, head de marketing de bebidas da Nestlé.
Tirolesa de Nescau promete trazer mais adrenalina para os visitantes
Para trazer um pouco mais de aventura para o evento, Nescau apostou em uma tirolesa de 200 metros que cruza o parque em apenas 30 segundo. Além disso, a marca apresentou o ‘Nescar’, um carro personalizado com DJ, que passeava pelo parque.
“Este é um investimento representativo para a marca em 2019. Nescau vem se aproximando bastante do jovem brasileiro e a Game XP é super atrativa para este público. Estamos presentes em cinco pontos diferentes, além de ter ambulantes vendendo produtos da marca. Aproveitamos também para trazer alguns influenciadores como o Wendell Lira, ex-jogador de futebol e que também é gamer. Ele circula pelos dois mundo e será o nosso porta-voz no evento. Nossa expectativa é bem positiva”, ressalta Lopes.
Guaraná Antarctica preparou uma série de ações para a Game XP
Uma das apostas de Guaraná Antarctica foi mesclar as famosas gincanas dos programas brasileiros de auditório com os memes da internet. Com isso, a marca criou o ‘Gameme Show’, que trouxe diversas brincadeiras e que foi transmitido ao vivo no canal ‘Coisa Nossa’ no Youtube.
“Durante todo este ano temos trabalhado o novo posicionamento de Guaraná, que fala do que é Coisa Nossa, daquilo que só os brasileiros entendem. Queremos criar uma piada interna para 200 milhões de pessoas, e acreditamos que os memes representam muito bem esta ideia. Isso vai divertir todo mundo e nos aproximar muito do público presente no evento”, afirma Alexandre Lemos, analista de marketing de Guaraná Antarctica.
Montanha-russa com óculos de realidade virtual chama a atenção na Game XP
A marca de refrigerante, que pertence a Ambev, também estava presente em outros espaços. Dentro de uma das arenas os participantes se divertiam em clássicos fliperamas dos anos 80. Na área externa, uma montanha-russa, que misturava as emoções reais com as transmitidas por óculos de realidade virtual, trazia ainda mais adrenalina aos visitantes.
Oi traz conexão em fibra óptica para a Game XP
Conexão 5G chega na Game XP
A Oi mais uma vez aposta na Game XP e foi a responsável por fornecer toda a infraestrutura de conectividade do evento por fibra óptica e disponibilizar serviço de WiFi gratuito aos visitantes. Além disso, a marca promoveu uma série de ações e experiências, que contemplam desde a demonstração do 5G – onde participantes puderam realizar uma conversa em tempo real com imagens holográficas – até atração de hiper-realidade.
“Não é apenas um patrocínio, é uma gestão de plataformas. Temos um produto de alta performance e relevância. Hoje conseguimos criar um ecossistema de produto e comunicação para tangibilizar a experiência de serviço e atributos de marca para dentro desse universo, tudo através de fibra. Estamos utilizando toda a plataforma de games para contar isso de forma mais lúdica e conceitual. Somos um dos maiores investidores em eSports no país, se a gente contabilizar em comunicação e em infraestrutura. Na Game XP, por exemplo, temos um investimento de infraestrutura pelo menos quatro vezes maior do que em comunicação. A experiência de fibra tem que ser nossa melhor ativação”, diz Bruno Cremona, gerente de patrocínio e eventos da Oi.
Os visitantes puderam encontrar também seus personagens favoritos andando pelo evento
O trabalho da Game XP não termina com o final do evento. Eles serão responsáveis por toda a curadoria da área de games dentro do Rock in Rio, que começa dia 27 de setembro.