Garoto reforça luta por sustentabilidade e esporte com corridas de rua no ES
Marca faz parte do programa global Cocoa Plan da Nestlé e tem número recorde de inscritos na 33ª edição da corrida Dez Milhas
A marca de chocolates Garoto foi fundada por Henrique Meyerfreyund em 1929, inicialmente como uma fábrica de balas, em Vila Velha, no Espírito Santo. As primeiras guloseimas eram vendidas por meninos e, por isso, ficaram conhecidas como as balas dos “garotos”, nome criado pelos próprios consumidores.
Em 1934, Meyerfreyund iniciou a produção de chocolates e, dois anos depois, conseguiu financiamento para montar uma fábrica mais moderna no bairro da Glória, que até hoje abriga o parque industrial da empresa. Em 2002, a Nestlé adquiriu a Garoto, porém, em 2004, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) bloqueou a operação. Só em 2023, o órgão autorizou a compra.
Sustentabilidade
A Nestlé mantém uma parceria com fazendas de cacau por meio do programa de sustentabilidade Cocoa Plan, iniciativa global desenvolvida em países produtores de cacau, que abrange marcas de chocolates da empresa, incluindo a Garoto. O projeto já tem mais de dez anos de atividades e possui três pilares: boas práticas agrícolas, melhores condições de vida para as pessoas envolvidas na cadeia produtiva e produção de cacau de qualidade. “Como Garoto é uma marca nacional, é muito importante disseminar a mensagem de que temos um cacau brasileiro. O posicionamento da marca fala sobre brasilidade, então, ter um cacau sustentável e brasileiro em fazendas locais é muito importante para a gente”, diz Thais Papa, gerente de marketing da Garoto.
As fazendas são classificadas por diferentes categorias, desde bronze até diamante, com distribuição de pontos que incentivam os produtores a seguir o código de conduta da Nestlé. A empresa promove visitas regulares aos empreendimentos para que os técnicos especializados consigam verificar se todos os tópicos estão sendo seguidos e possam oferecer instruções técnicas, além de bonificações para os produtores, possibilitando o reinvestimento nas fazendas.
O projeto também permite a rastreabilidade de propriedades e amêndoas de cacau, resultando em um certificado do Cocoa Plan em embalagens de produtos da Nestlé. Todo o cacau dessas fazendas é aproveitado e as amêndoas se transformam em chocolate. Já a casca vira composto e a parte central, em ração animal ou doces cristalizados. “Estamos iniciando o trabalho de comunicar esse projeto para o consumidor final, então, trazemos essa informação nas embalagens, falamos de cacau brasileiro nos nossos filmes e abordamos o tema em redes sociais”, explica Thais.
Corridas
No dia 29 de setembro de 2024, aconteceu a 33ª edição da Dez Milhas Garoto, corrida de rua realizada em Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Cerca de 15 mil corredores, entre profissionais e amadores, tomaram as ruas e avenidas das cidades. O crescimento foi de 15,5% no volume de participantes em relação ao número registrado do ano passado. “Somos uma marca que tem um pilar muito forte de saúde e bem-estar. Promovemos saúde tanto para os colaboradores quanto para outras pessoas que correm. Há 33 anos fazemos essa corrida, esporte que está em alta hoje. Promover esse momento para as pessoas faz parte do posicionamento da marca e está alinhado com o que queremos construir”, destaca a executiva.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 7 de outubro de 2024