Investimentos globais com publicidade devem chegar a US$ 1 tri em 2024, aponta Warc

Dados da Warc apontaram que cinco empresas serão responsáveis por atrair mais da metade desse valor

Os investimentos globais com publicidade estão em vias de crescer 4,4% neste ano, com a previsão de aumentarem em 8,2% em 2024, o que representa uma despesa que deve ultrapassar US$ 1 trilhão pela primeira vez, segundo o que apontou o novo estudo da Warc.

A análise, publicada nesta quinta-feira (24), combinou dados da pesquisa proprietária da Warc com proprietários de mídia, órgãos industriais, agências de publicidade e organizações de pesquisa em 100 mercados em todo o mundo e dados de receitas publicitárias de 40 dos maiores proprietários de mídia para oferecer uma imagem completa de comércio publicitário.

Os dados mostram que apenas cinco empresas — Alibaba, Alphabet, Amazon, Bytedance e Meta — serão as responsáveis por atrair mais da metade dos gastos globais em publicidade neste ano (50,7%) e irão se consolidar nessa posição em 2024, representando 51,9% desse gasto.

“As altas taxas de juros, a inflação em espiral, os conflitos militares e os desastres naturais criaram um coquetel amargo nos 12 meses anteriores, mas a última temporada de lucros mostra que o mercado publicitário resistiu a turbulência e virou uma esquina. As nossas novas medições mostram como cinco empresas tem uma influência importante nas perspectivas da indústria em geral, e que estas empresas estão no bom caminho para registar ganhos excessivos nos próximos meses", afirmou James McDonald, Diretor de Dados, Inteligência e Previsão da Warc e autor da pesquisa.

Segundo a Warc, é esperado que que as receitas publicitárias deste grupo aumentem 9,1% neste ano e 10,7% em 2024, enquanto as receitas publicitárias entre todos os outros proprietários de meios de comunicação combinados permanecerão estáveis em 2023.

Além disso, o estudo também apontou que o ressurgimento do mercado de redes sociais, que representam um quinto de todos os gastos, impulsionará o crescimento do mercado até 2024. Os canais emergentes como a mídia de varejo e a TV conectada (CTV) também devem apresentar um aumento no investimento das marcas nos próximos 18 meses.

“Com o estabelecimento da mídia de varejo como um canal de publicidade eficaz, o advento da TV conectada como a próxima evolução do consumo de vídeo convencional e o crescimento contínuo das mídias sociais e de pesquisa, estamos vendo mais uma vez o valor que os anunciantes atribuem ao alavancarem dados para direcionar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo”, completou McDonald.

Meios de comunicação
O levantamento também apontou que as redes sociais serão o meio que terá o crescimento mais rápido, com os gastos que devem chegar aos US$ 227,2 bilhões em 2024, representando um quinto (21,8%) do gasto total.

De acordo com a análise, a Meta, proprietária das redes Instagram, Facebook e Whatsapp, controla quase dois terços (64,4%) do mercado de redes sociais e é estimado que a empresa atinja uma receita publicitária de US$ 146,3 bi no próximo ano. Já Bytedance, proprietária do TikTok, vem em seguida com uma receita publicitária estimada de US$ 39,9 bilhões para 2024, correspondendo a uma participação de 17,6% nos gastos.

Em Retail Media, a pesquisa apontou que o meio está entre os canais de publicidade com crescimento mais rápido durante o período de previsão e, segundo a Warc, os gastos devem aumentar 10,2% neste ano e 10,5% em 2024, chegando em um total de US$ 141,7 bilhões e representando 13,6% do total de gastos.

Neste contexto, a Amazon foi apontada como o player dominante, representando 37,2% dos gastos de retail media, o que equivale a US$ 52,7 bilhões no próximo ano. Já a Alibaba cedeu espaço para a Pinduoduo (14,4%), JD.Com (9,9%) e Meitaun (3,7).

Para a TV Conectada (CTV), a Warc apontou que este meio deva crescer 11,4% em 2023 e 12,1% em 2024, atingindo um total de US$ 33 bilhões e representando apenas 3,2% de todos os gastos, mas 16,2% dos gastos com vídeos premium, composto pela combinação de CTV com TV Linear).

Apesar disso, os dados apontaram que aumento dos gastos com CTV não será suficiente para compensar o declínio dos gastos com TV Linear, que teve uma queda de 5,4% neste ano.

Em search, a pesquisa apontou para um crescimento de US$ 229,2 bilhões em 2024, o equivalente a 22% de todos os gastos com publicidade. Assim, o Google continuará a ser o player dominante, com uma participação de 83,1% do mercado de buscas em 2024, acima dos 82,6% em 2023 e equivalente a US$ 190,5 bilhões em receitas publicitárias.

Segundo a análise, outdoor (7,3%), cinema (5,2%) e áudio (3,3%) também deverão ver os gastos dos anunciantes aumentarem no próximo ano, embora sejam esperadas perdas entre a mídia editorial (1,9%), incluindo uma queda de 1,6%. para Newsbrands e 2,5% para Magazine Brands.