Gatorade inspira público a fazer a vida valer através do esporte
Inspiração
Mesmo nos treinos em casa, faça cada dia valer. Esse é o mote da nova campanha de Gatorade para inspirar os amantes do esporte. Com a participação de atletas de peso, como Gabriel Jesus, a comunicação motiva a prática esportiva durante a pandemia da Covid-19. Com foco em seus mercados na América Latina, a marca se inspirou na fala do boxeador Muhammad Ali: “não conte os dias; faça cada dia valer”. A partir de cenas da trajetória de Gabriel Jesus, o filme mostra que todos podem superar os próprios limites e encontrar no suor a motivação para fazer cada dia valer.
Investimento
Com o retorno do futebol carioca na semana passada, aos poucos, a área de marketing esportivo começa a aquecer novamente no Brasil. A TIM, por exemplo, anunciou a renovação de seu patrocínio ao Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – por mais dois anos. Dentre as contrapartidas, está a exposição da marca nos números dos uniformes dos jogadores.
“O esporte passa por um momento delicado e a TIM vai manter os patrocínios também para colaborar com essa retomada, sempre prezando pela segurança de todos os envolvidos no processo. Temos uma parceria de longa data com o futebol do Rio de Janeiro, onde está a sede da companhia. Queremos estar agora ainda mais próximos, mesmo com o isolamento social, para colaborar com a torcida que, por enquanto, acontecerá a distância”, explica Ana Paula Castello Branco, diretora de advertising e brand management da TIM Brasil.
Impasse 1
O retorno do futebol brasileiro na semana passada após interrupções devido à pandemia da Covid-19 foi simbólico. Na última quinta-feira (18), Flamengo e Bangu entraram em campo pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, em um estádio vazio, sem torcida. Mas não foi apenas no gramado que o cenário estava diferente. Apesar de os torcedores estarem sentindo falta do futebol ao vivo, a partida não foi transmitida pela TV ou nenhuma outra mídia devido a um imbróglio judicial. Segundo a Lei Pelé (9.615/98), uma partida só pode ser transmitida se ambos os clubes fecharem acordo com a emissora interessada. A Globo, no caso, tem acordos com 15 dos 16 clubes que participam do Carioca, exceto o Flamengo. Tendo contrato apenas com o Bangu, a partida não pôde ser televisionada.
Impasse 2
A questão ganhou um novo capítulo na própria quinta-feira, quando o presidente Jair Bolsonaro publicou em ação extraordinária no Diário Oficial da União a Medida Provisória Nº 984 que altera parte da Lei Pelé e dá aos clubes que detêm o mando de campo autoridade máxima para negociar os direitos de transmissão dos jogos sem que precisem de acordo com o time adversário.
Com a mudança, teoricamente, a Globo poderia transmitir a partida entre Flamengo x Bangu, uma vez que o mando de campo era do Bangu. Mas não foi o que aconteceu. Em nota oficial, a emissora esclareceu que vai se limitar a transmitir apenas os jogos os quais têm contratos com os clubes. O Flamengo, por sua vez, encontrou uma maneira de se conectar com a torcida durante o jogo. Transmitiu uma live direto do Maracanã com entrevistas com ex-jogadores, e cobertura dos bastidores. O torcedor acompanhou ainda a narração da partida, mas sem imagens. Apenas os melhores momentos foram exibidos. Ainda assim, a vitória do Flamengo por 3×0 teve mais de 4,5 milhões de views.
Impasse 3
Com o mando de campo na partida contra o Boavista, ainda sem data para acontecer, o clube rubro-negro promete transmitir a partida em suas redes sociais, seguindo as novas determinações da MP. Por meio de nota, a Globo informa que “está pronta para tomar medidas legais contra qualquer tentativa de violação de seus direitos adquiridos”. A MP fica em vigor por 120 dias e pode se tornar lei se aprovada pelo Congresso Nacional dentro desse período.
Interatividade
A Seleção Brasileira de Rugby quer ampliar seu alcance entre as novas gerações. Desde a semana passada, a entidade marca presença no game Animal Crossing, da Nintendo Switch. Lançado em março deste ano, o jogo de RPG tem como desafio, uma jornada por uma ilha quase deserta, e se tornou bastante popular na quarentena. É o mais comprado do ano, batendo a marca de mais de 10 milhões de unidades digitais. A partir de agora, os jogadores poderão customizar seus personagens com duas opções da camisa do Rugby Brasil. Na dinâmica do jogo, para adquirir a camisa e vestir seu avatar, o personagem é direcionado até uma loja, chamada Able Sisters.