Gay estrela campanha do absorvente Sym

Welliton Moraes
Especial para o P&M
Que os homens gays são os melhores amigos de boa parte das mulheres quase todo mundo sabe. O que poucos tinham percebido, no entanto, é que essa relação poderia ser usada para promover um absorvente feminino. O novo comercial criado pela DM9DDB para o Sym, absorvente da Santher, é protagonizado por um homossexual masculino. No filme, ele estimula a sua amiga a sentir-se segura em todos as situações, mesmo naquelas mais tensas. O filme começou a ser veiculado no último domingo (30). Para o diretor de criação da DM9, Sérgio Valente, as mulheres mudaram. Os melhores amigos(as) das mulheres mudaram. “O que a DM9 fez foi perceber isso; o quanto essa verdade se encaixa à Sym”, afirma. Segundo a gerente de marketing da Santher, Lúcia Rezende Rolla, a decisão de escolher um gay para protagonizar a propaganda levou em conta a tradição da empresa de optar por ações que ultrapassam o produto e alcançam a atitude da consumidora. “O personagem empresta à marca a relação de confiança e credibilidade que cultiva com as mulheres”, afirma. Ela ressalta que o absorvente é o tipo de produto cuja decisão de compra passa necessariamente pela confiança. Lúcia adianta que o personagem deve se tornar garoto-propaganda do Sym, por conta da empatia que deve despertar. Além disso, explica a executiva, o personagem gay alia a sensibilidade feminina com a objetividade masculina. O market share do Sym hoje é de 6%. A expectativa da gerente é que em um ano esse percentual suba para 18%, que já é a participação de mercado observada em algumas regiões, como a Centro-Oeste e Minas Gerais. O filme começa com o personagem sentado em uma poltrona narrando uma história de uma amiga, envolvida em uma sia justa. Ele diz: “Seu ex chegou com outra? Querida não vá me despencar do salto, em uma hora dessas. Respira fundo e mantenha o pensamento UP”. A partir daí, a situação é ilustrada por imagens de desenho animado. Depois, o rapaz recomenda: “Passe pelos pombinhos, lance aquele olhar “I will survive” e mostre que você é uma mulher segura”. Quando ela passar pelo casal, seu seios crescem e ela fica loira e alta. Em seguida o ator comenta. “E como toda mulher segura, leva na bolsa um absorvente Sym. Porque ao contrário dos bofes, ele não vai te deixar na mão”. O comercial termina com a assinatura: “Sym. É tudo”. Sérgio Valente, Mariana Sá e Miguel Benfica assinam a direção de criação. A criação ficou sob a responsabilidade de Mariana Sá e Miguel Benfica.