Grandes nomes da publicidade brasileira se reuniram na manhã desta quarta-feira (30) no Auditório Abril, em São Paulo, para a apresentação de um expoente mundial: George Lois. O artista, que iniciou sua carreira na década de 1960, com 21 anos, liderou suas próprias agências e assinou muitas das mais lendárias capas da revista Esquire, como a mostra Andy Warhol dentro de uma lata de sopa Campbell e a que traz o clássico perfil de Frank Sinatra, assinado por Gay Talese.
A vinda de Lois ao Brasil foi promovida pela Editora Abril, integrando a “Semana de Arte” – evento anual em que, entre outras ações, um artista de renome internacional é convidado a realizar uma palestra em sua sede. A apresentação foi acompanhada por profissionais como Segio Gordilho (Africa), Ruy Lindenberg (Leo Burnett), Jacques Lewkowicz (Lew’LaraTBWA), Jean Boëchat (AgeIsobar), Ricardo John (Giovanni+Draftfcb), Adriana Cury (Hullaboom), Aaron Sutton (Mood), Fernando Campos (Santa Clara), José Borghi e Erh Ray (BorghiErh/Lowe), além de Washington Olivetto (WMcCann), na primeira fila.
Além de mostrar cases clássicos e de alto retorno para anunciantes como Xerox, ESPN, Tommy Hilfiger, Lois destacou durante sua apresentação a necessidade de qualquer trabalho, independentemente de seu tamanho ou intenção, em surpreender o público. “Todo trabalho que você realiza deve causar surpresa, espanto. Se a pessoa simplesmente olha a peça e diz ‘interessante’, ele é medíocre”, ressaltou.
O artista também fez questão de reforçar o poder da “big idea” e enfatizar que, para ter sucesso no mercado publicitário, é preciso acreditar no poder da criatividade acima de tudo. “Temos que acreditar que a criatividade pode resolver qualquer problema. Se você não acredita nisso, está na profissão errada. Se trabalha para alguém que não acredite, pare de tomar o dinheiro dele”, aconselhou.
por Karan Novas