Geração Z, esportes e relevância: o que foi apresentado no Youtube Brandcast de 2023
O evento aconteceu nesta terça-feira (29) e apresentou dados de pesquisas que apontaram a relevância da plataforma no Brasil
O Youtube realizou a nona edição do Brandcast, nesta terça-feira (29). O evento, que aconteceu no Parque Mirante, localizado no Allianz Parque, em São Paulo, teve como conceito "Puro Suco do Youtube" e o objetivo de celebrar a sinergia entre a plataforma e as agências publicitárias, marcas e criadores de conteúdos.
A plataforma também aproveitou o evento para apresentar alguns dados referente ao consumo e a percepção do público sobre o Youtube. Entre as pontos levantados, uma pesquisa realizada pela Offerwise, apontou que 7 em cada 10 respondentes acreditam que prestam mais atenção ao conteúdo que assistem no Youtube do que em outras plataformas de vídeo.
Além disso, o Youtube revelou que segue sendo a líder nas transmissões de vídeos em todas as telas, com mais de 76 milhões de espectadores apenas na TV Conectada.
De acordo com a Comscore, o YouTube conta com mais de 120 milhões de usuários conectados mensalmente, mostrando-se relevante para o mercado nacional como uma plataforma multiformato, que permite vídeos curtos, transmissões ao vivo, vídeos sob demanda, podcasts e videocasts.
Ascensão do esporte no YouTube
O esporte é um tema que move paixões, inclusive no Youtube. A pesquisa da Offerwise apontou que 80% dos respondentes acreditam que a plataforma está reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido e 83% disseram que, enquanto a mídia tradicionais privilegia a cobertura apenas de alguns esportes, o Youtube tem todos.
Além disso, um dos pontos que pode diferenciar o Youtube da mídia tradicional é a diversidade de conteúdos publicados pelos criadores voltados ao esporte. O levantamento apontou que 76% das pessoas gostam de assistir desafios, jogos ou ideias esportivas inventadas pelos criadores da plataforma. Já 81% concordaram que o Youtube permite que o público assista a esportes de uma forma mais divertida.
Como exemplo destes dados, está um dos anúncios feitos durante o Brandcast de 2023, que informou que o Campeonato Paulista, conhecido como Paulistão, voltará para as telas de TVs, tablets e celulares pelo Youtube, com a novidade de que 16 jogos do campeonato serão transmitidos pela CazéTV.
Youtube como plataforma de negócios
O Youtube foi a primeira plataforma que começou a monetizar os conteúdos que eram publicados, o que permitiu que os criadores fizessem disso um negócio lucrativo.
Além disso, a plataforma também ofereceu a possibilidade dos criadores de conteúdos construírem as suas comunidades, que buscam por conteúdos com os quais se identifiquem. Esse movimento se mostrou importante não só para os criadores, mas também para as marcas, que conseguem encontrar no YouTube diversos nichos.
Conforme a pesquisa Offerwise, 80% dos entrevistados afirmaram que recorrem ao YouTube para se aprofundarem em suas paixões e temas de interesse, enquanto 69% afirmaram ter o YouTube como sua principal plataforma de podcast e/ou videocast.
O lugar da Geração Z
De acordo com a pesquisa realizada pela Kantar no Brasil, o YouTube é a plataforma mais assistida pela Geração Z, composta por pessoas entre 18 e 24 anos. O estudo também apontou que o YouTube é o serviço de vídeo que essa parcela da população diz que mais adora e que fornece acesso a conteúdos que esse público não consegue encontrar em outro lugar.
A Kantar ainda revela que 81% dos entrevistados de 18 a 24 anos dizem assistir a vídeos curtos, um dos formatos oferecidos pelo YouTube com o Shorts. Essa mesma porcentagem também afirmou que a plataforma tem o conteúdo mais diversificado e que o YouTube é o lugar número 1 em que eles passariam significativamente mais tempo quando comparado com plataformas de mídia social (incluindo TikTok, Instagram, Facebook).
Relevância, consumo e Inteligência Artificial
Atuando como um tripé envolvendo usuários, criadores de conteúdo e marcas, o Youtube se consolidou como uma plataforma onde as pessoas buscam temas de seu interesse, análises e opiniões de outras pessoas para tomarem algumas decisões, como por exemplo, o que comprar.
Já para as marcas, o Youtube atua como um ajudante, oferecendo um ROI (retorno sobre o investimento) que usa a tecnologia de inteligência artificial do Google, indicando os formatos, momentos, telas e usuários certos para atingir os objetivos de campanha.
Segundo a pesquisa Kantar, 79% dos usuários concordam que a publicidade em vídeos no YouTube os torna mais propensos a considerar uma marca ou produto. O estudo também mostrou a relação dos usuários com a outra face da plataforma, de caráter informativo e confiável, o que se reflete em 84% dos entrevistados que concordaram que a publicidade em vídeos no YouTube é confiável. Para a geração Z, a pesquisa apontou que o Youtube é a plataforma que ocupa o primeiro lugar de apresentação de novas marcas ou produtos.
Do celular para a TV
O YouTube tem conquistado o seu lugar na TV. Segundo o TGI, painel de pesquisa da Kantar Ibope Media, há mais adultos assistindo ao YouTube em uma semana normal do que a cada uma das cinco principais emissoras de TV aberta (Globo, SBT, Record, Band e Rede TV).
Já o estudo da Offerwise mostrou que 74% dos entrevistados afirmaram que "adoram assistir vídeos do YouTube em suas Smart TVs" e 78% das pessoas assistem a plataforma em vários dispositivos, como smartphones, Smart TVs , desktops ou laptops e tablets.